Boa noite!
Guajará Mirim, RO
terça-feira, 21 de novembro de 2017 21:39:35
Notícias

Deputado Dr. Neidson participa de reuniões em Cochabamba


Terça-feira, 2 de maio de 2017 18:58:26


O deputado Dr. Neidson (PMN), está na cidade de Cochabamba, na Bolívia, onde participa de reuniões com autoridades políticas e a classe empresarial do município boliviano para fechar parcerias e convênios com o país vizinho.

Na manhã de quinta-feira (27), o parlamentar se reuniu com a prefeita interina de Cochabamba, Karen Zuarez e no período da tarde e participou de uma reunião com representantes do comércio da cidade.

Segundo o parlamentar, o objetivo do encontro é apresentar os potenciais de Rondônia, principalmente os comerciais, para que junto com a Bolívia, o Estado possa alavancar o setor de exportação e importação.

thumbnail_image-85

Questões culturais, como os festivais folclóricos tradicionais do município de Guajará-Mirim, também foram abordadas pelo deputado. Segundo Neidson, a Bolívia também é reconhecida pelas suas tradições folclóricas, e a possibilidade de um intercâmbio entre Rondônia e o país boliviano nesse sentido, é uma forma de fomentar o turismo no Estado.

“Eles poderiam trazer suas apresentações para o nosso Duelo da Fronteira, assim como Guajará-Mirim também poderia levar o maior festival folclórico de boi-bumbá de Rondônia para apresentações em cidades bolivianas. Na Bolívia, a típica dança do Caporales faz parte do folclore deles e seria muito gratificante poder compartilhar essas riquezas culturais com nosso Estado”, declarou Dr. Neidson.

O deputado informou que, tanto a prefeita de Cochabamba como os demais participantes da reunião, se colocaram à disposição para que laços políticos e comerciais possam ser trabalhados e estreitados entre Rondônia e a cidade boliviana.

Posteriormente, Dr. Neidson participou de uma reunião com dirigentes de uma indústria salineira, produtora de sal mineral. Segundo o deputado, os empresários se interessaram em exportar seus produtos, assim como, acenaram para a possibilidade de importar carne e arroz produzidos em Rondônia.

“Nós, enquanto Assembleia Legislativa e a Suder, representando o governo do Estado, fechamos um acordo com os empresários para que seja realizada, inicialmente em Guajará-Mirim, uma reunião técnica para discutirmos sobre importação e exportação. Depois disso, eles se deslocarão para a Rondônia Rural Show. Lá, eles conhecerão o potencial dos nossos produtos e quais poderão futuramente abastecer o comércio de importação e exportação”, explicou o parlamentar.

Turismo

thumbnail_b270ab4d-3e4e-4e56-988e-3a4ab854197c

Ainda em Cochabamba, o deputado se reuniu com o empresário do ramo de turismo, Nagib Bouchabki, para discutir as potencialidades turísticas de Rondônia e Bolívia e buscar um intercâmbio entre os dois países.

Porém, o parlamentar destacou as dificuldades que ele pode constatar em relação aos voos, Brasil-Bolívia, e a falta de divulgação, entre os dois países, no setor do turismo.

“Vamos tentar estreitar esses laços para podermos divulgar as riquezas turísticas dos nossos municípios em Rondônia, em outros estados e, desta forma melhorar nossa economia, através de um intercâmbio comercial, cultural e turístico”, disse o deputado.

Nagib Bouchabki ressaltou que já existe um interesse antigo em agregar os potenciais turísticos de Rondônia ao turismo da Bolívia. Segundo ele, com o apoio do governo de Rondônia e representantes do setor no Estado, os empresários bolivianos querem ter a possibilidade de alavancar um projeto que já existe e que vai impulsionar o setor, tanto em Rondônia, como na cidade boliviana.

Segundo o empresário, a Bolívia tem muito a oferecer no setor turístico, como as agências de viagem de Rondônia tem muito a vender.

Bouchabki afirmou que em Cochabamba, os empresários do ramo querem conhecer os atrativos de Rondônia para que possam vender o turismo rondoniense como um todo. Ele destacou que já existe uma empresa aérea interessada em fazer a rota internacional.

“Temos uma linha aérea que está disposta a fazer o trecho Cochabamba-Porto Velho, encurtando os custos operacionais e obviamente, o percurso até a capital de vocês. Sabemos que é um sonho do governador Confúcio Moura (PMDB), tornar o Aeroporto Internacional Jorge Teixeira em Porto Velho, de fato internacional, e essa reunião de hoje, é o princípio de uma parceria que pode dar muito certo”, declarou o empresário.

Os deputados Ezequiel Junior (sem partido) e Alex Redano (SD); representantes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Rondônia (Sinicon) e do governo do Estado estiveram presentes nas reuniões.

 

 

ALE/RO – DECOM – Juliana Martins

Foto: Assessoria


Essa Notícia foi Visualizada 227 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Terça-feira, 21 de novembro de 2017 12:20:18
GRAVE ACIDENTE: Motociclista morre em grave colisão na BR - 364
Domingo, 19 de novembro de 2017 15:48:45
Trio em carro roubado foge da PM e um termina ferido
Domingo, 19 de novembro de 2017 15:43:27
Homem espanca ex-mulher por se negar ter relação sexual
Quinta-feira, 16 de novembro de 2017 18:52:49
DENÚNCIA: ​Bebê tem cabeça arrancada durante o parto
Quinta-feira, 16 de novembro de 2017 18:49:48
Comissão de Segurança Pública discute quartel de Nova Dimensão
Quarta-feira, 15 de novembro de 2017 17:39:48
HOMEM CONFESSA TER MATADO ESPOSA E JÁ ESTÁ SOLTO
Quarta-feira, 15 de novembro de 2017 17:32:07
FÚRIA: Suspeito espanca namorada, cunhado e tenta agredir PM
Terça-feira, 14 de novembro de 2017 17:50:33
CONVOCAÇÃO - TREINAMENTO NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Terça-feira, 14 de novembro de 2017 17:36:38
DISCUSSÃO: Neta é presa após atacar avô a pauladas
Ver Lista Completa