Boa tarde!
Guajará Mirim, RO
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 16:18:35
Notícias

PREFEITO CONVERSA COM DEFESA CIVIL SOBRE AUMENTO DAS ÁGUAS


Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018 18:34:04


O prefeito Cicero Noronha (DEM), após retornar de viagem a capital do estado, Porto Velho, onde participou de varias reuniões  discutido mais uma  possível enchente como a que ocorreu no ano de 2014, reuniu com os membro da Defesa Civil Municipal e representantes da imprensa local.

Noronha disse que o risco ainda não foi descartado e que na capital já estão se movimentando nesse sentido, inclusive o  Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) foi criado para integrar informações e gerar conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal brasileira, visando a proteção, a inclusão social e ao desenvolvimento sustentável da região, para tanto, o sistema utiliza dados gerados por uma complexa infraestrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de dados, instalada na região. Graças a este aparato, o Sistema de Proteção da Amazônia é capaz de promover o completo monitoramento da região e produzir informações em tempo próximo do real.

O prefeito informou que tanto Defesa Civil do estado, como outros órgãos ainda não dispõe das informações concretas sobre uma nova enchente na região, o que se ouviu muito durante as reuniões foi cautela. Também alguns não descartaram uma enchente igual de 2014, mas em proporção bem menor, o que também não deixa de ser preocupante. Por esse,  e outros motivos. o município já iniciou algumas reuniões desde o inicio da semana pós-recesso para tratar desse assunto.

- Nossa preocupação é organizar a Defesa Civil local e conscientizar os outros setores do estado e do governo federal,  de que estaremos de prontidão para que o município não seja surpreendido e que possa está com plano de emergência pronto e o prejuízo seja bem menor tanto para aqueles que serão prejudicados como para município” – disse o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil, Gilson Teles, informou ao prefeito Noronha que assim que os jornais eletrônicos e órgãos responsáveis passaram a dar destaque ao aumento das águas dos rios Madeira e Mamoré e outros afluentes,  já fez encaminhamento a alguns órgãos  informando da preocupação do município, caso ocorra enchente.  Inclusive Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, via Capitania dos Portos, que  já colocou toda sua estrutura à disposição, caso se faça necessário, Teles disse que todas as providencias dentro da estrutura que dispõe já foram todas tomadas.

O prefeito também colocou que na próxima semana a Defesa Civil do estado, em conjunto com Defesa Civil nacional, estarão realizando uma oficina com equipe de técnicos vindos de Brasília para já juntos traçarem um plano de emergência e todas as providências, inclusive de recursos, para uma possível operação de socorro aos atingidos pela  enchente, se ela de fato ocorrer.

Noronha já convocou toda a equipe local para estarem presentes na capital para participar desse treinamento e organização. Também esteve participando da reunião o vereador Augustinho Figueiredo, que inclusive conhece o problema gerado pela enchente de 2014, pois  o mesmo já era vereador.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMGM

 

 


Essa Notícia foi Visualizada 563 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Sábado, 19 de janeiro de 2019 17:18:37
AGENTES PENITENCIÁRIOS EM GUAJARÁ MIRIM ADEREM GREVE
Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 10:38:16
Após sumiço de conta de cartão, padrasto tenta matar enteado
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 21:05:00
RONDONCAP FAZ OUTROS GANHADORES NO MUNICÍPIO
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 20:18:40
6º BPM/FRON TEM NOVO COMANDANTE EM GUAJARÁ-MIRIM-RO
Ver Lista Completa