Boa noite!
Guajará Mirim, RO
domingo, 20 de maio de 2018 22:57:22
Notícias

Dr. Neidson alerta municípios sobre pendências no FNDE


Quarta-feira, 7 de março de 2018 21:41:39


Na última semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) esteve na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, em Brasília. Na ocasião, o parlamentar se reuniu com Lúcia Aparecida Fonseca Costa para tratar de um convênio de 2009, referente à construção de uma creche em Guajará-Mirim.

Segundo Dr. Neidson, o governo federal, por meio do FNDE já fez o repasse de 100% do recurso orçado em mais de R$ 1,3 milhão. O convênio venceu em abril de 2015, com 73% da obra executada. 

De acordo com o deputado, em 2015 a Prefeitura de Guajará-Mirim alimentou o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), pela última vez. O Simec é um sistema de acompanhamento e controle do Ministério da Educação, utilizado pelo Fnde como plataforma de planejamento, execução e consequente prestação de contas. 

Sem informações, o Fnde bloqueou o repasse do recurso por conta de pendências da prefeitura no Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento de diagnóstico e planejamento da política educacional, utilizado para prestação de assistência técnica e financeira aos entes federados. 

Dr. Neidson explicou que, caso a prefeitura não regularize a situação no PAR, o município pode entrar para o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), banco de dados que registra pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas nos órgãos e entidades federais do Brasil. 

Para solucionar o problema, a representante do Fnde, Lúcia Costa sugeriu que a prefeitura volte a alimentar o Simec sobre a obra, e acione a Justiça.

“Tem que entrar com a ação criminal, ou o prefeito atual terá que responder pelas pendências da época”, ressaltou Dr. Neidson.

Ainda segundo Lúcia Costa, após a representação na Justiça, informar o Fnde com cópias da ação judicial e solicitar a suspensão do bloqueio do PAR, para o município não entrar no Cadin.

“Essas foram as orientações que recebemos no Fnde. Agora esperamos que essas pendências sejam sanadas e a pra isso, a prefeitura terá que se movimentar para não responder criminalmente, porque se não fizerem a representação, quem responde é a gestão atual”, ressaltou Dr. Neidson. 

O deputado também solicitou informações sobre a situação da Prefeitura de Nova Mamoré, onde foi informado da existência de dois convênios para construção de duas creches no município. Segundo o parlamentar, não há no sistema do Fnde, qualquer informação sobre as obras. 

“Nem licitado foi, e os dois convênios estão vigentes até outubro desse ano. Inclusive, a prefeitura já recebeu 22% do recurso das duas obras, mais de R$ 800 mil parados desde 2013”, destacou Dr. Neidson. 

A Prefeitura de Nova Mamoré está com pendências no PAR, sendo elas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e no Conselho de Acompanhamento e Controle Social. 

“Já conversei com o prefeito e vereadores de Nova Mamoré, que nos garantiram que essas pendências serão sanadas. Não podemos perder as duas creches, com tantas mães necessitando de um lugar para deixarem seus filhos. O dinheiro está na conta desde 2013, agora é preciso acelerar o projeto, abrir licitação e iniciar as obras”, disse o parlamentar. 

Dr. Neidson também foi informado sobre o distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, onde uma escola está sendo construída pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A obra já está em fase final de conclusão. 

“Obras que estão sendo executadas pelo Estado estão em fase de conclusão, as das prefeituras nem iniciaram. Candeias do Jamari também é outro município que está proibido de receber recurso federal por conta de pendências no Fnde. Torcemos para que se regularizem e que possamos continuar investindo na Educação”, concluiu Dr. Neidson.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar


Essa Notícia foi Visualizada 102 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Sábado, 19 de maio de 2018 23:53:49
NOTA DE PESAR DO PARTIDO PSDC
Quinta-feira, 17 de maio de 2018 09:57:39
Polícia Civil deflagra Operação Luz na Infância 2 em RO
Quinta-feira, 17 de maio de 2018 07:44:00
ANIMAL SOLTO NA PISTA PROVOCA ACIDENTE PRÓXIMO AO AGRO PARK
Quarta-feira, 16 de maio de 2018 23:13:01
NOTA DE PESAR
Ver Lista Completa