Boa noite!
Guajará Mirim, RO
sábado, 26 de maio de 2018 19:34:23
Notícias

Supremo nega prisão mas afasta Aécio Neves do Senado


Terça-feira, 26 de setembro de 2017 21:56:23


Os ministros da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta terça-feira (26), por três votos a dois, determinar novamente o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do exercício do mandato. Os ministros também negaram, por unanimidade, o novo pedido de prisão contra o senador feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Votaram pelo afastamento do senador os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Os ministros Marco Aurélio Mello, relator do processo, e Alexandre de Moraes negaram o pedido da Procuradoria de afastar Aécio do Senado.

A decisão da 1ª Turma também determina que Aécio entregue seu passaporte, não saia do país e permaneça em recolhimento noturno, ou seja, que fique obrigado a permanecer em sua residência à noite.

O ministro Luiz Fux afirmou que a imunidade do parlamentar contra a prisão não serve à proteção para a prática de crimes. "Um dos pilares da Constituição é a moralidade no exercício do mandato. Aqui houve um franco desvio dessa moralidade no exercício do mandato", afirmou o ministro. "Sob o ângulo republicano, nós temos que entender que imunidade não é sinônimo de impunidade", disse Fux.

O recurso pela prisão e pelo afastamento de Aécio foi apresentado durante o mandato do ex-procurador-geral Rodrigo Janot, que deixou o cargo na última semana. A nova procuradora-geral, Raquel Dodge, tomou posse no dia 18 deste mês.

Aécio chegou a ser afastado de suas atividades parlamentares e ficou proibido de entrar em contato com outros investigados, como sua irmã Andrea Neves, por ordem do ministro Edson Fachin, primeiro relator do inquérito no STF. Posteriormente o caso foi redistribuído para Marco Aurélio.

Já Andrea chegou a ser presa preventivamente, mas foi libertada por decisão da 1ª Turma do STF.

 

Fonte: Rondoniagora


Essa Notícia foi Visualizada 258 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Terça-feira, 22 de maio de 2018 21:00:34
FORAGIDO DE GUAJARÁ-MIRIM É PRESO ESCONDIDO EM PORTO VELHO
Terça-feira, 22 de maio de 2018 20:47:00
MOTOCICLETA É FURTADA DE RESIDÊNCIA EM NOVA DIMENSÃO
Sábado, 19 de maio de 2018 23:53:49
NOTA DE PESAR DO PARTIDO PSDC
Sábado, 19 de maio de 2018 20:31:13
CORPO DO EMPRESÁRIO “NICO” É ENCONTRADO SEM VIDA
Ver Lista Completa