Guajará Notícias
Bom dia!
Guajará Mirim, RO
sábado, 18 de agosto de 2018 08:13:43
Notícias

Em 2012, 60% dos contribuintes não pagaram o IPTU em Guajará, RO


Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 21:46:03


O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais fontes de arrecadação do município de Guajará-Mirim(RO), mas a inadimplência local é grande. No ano passado, apenas 40% dos contribuintes pagaram o imposto. Os carnês deste ano podem ser retirados a partir da próxima semana.

Arrecadada anualmente, a receita do IPTU  deve ser investida no município,  a fim de oferecer um sistema de acessibilidade ao imóvel, como a pavimentação e limpeza de ruas, além da manutenção da malha urbana.

Em 2012, a previsão de arrecadação no município com o IPTU era de mais de R$ 1 milhão, mas apenas 40% deste valor foram pagos pelos contribuintes, de acordo com o diretor do Departamento de Tributos de Guajará, Martins Firmo Filho, a expectativa deste ano é superar esta marca. “A gente está, a cada ano que passa, dinamizando mais o nosso cadastro imobiliário, dinamizando a entrega. Então a gente acha que com isso, supere essa margem”, afirma Firmo.

Uma Lei Orgânica municipal, aprovada em 1996, isenta pessoas com mais de 65 anos de idade de pagar o IPTU, e ainda proprietários que possuam renda de até dois salários mínimos e tenham apenas um imóvel cadastrado em seu nome.

Martins alerta a população sobre a importância em quitar o imposto. “Apesar de ter o entendimento errôneo de que 'não toma minha casa', o IPTU é o único tributo que pode levar a sua residência à execução fiscal", afirma.

A partir do dia 1º de fevereiro as taxas serão entregues nas residências dos contribuintes, mas para quem quer se adiantar, o carnê poderá ser retirado a partir da próxima segunda-feira (28) na Divisão de Arrecadação da Prefeitura de Guajará-Mirim.

 

 

 

Fonte: G1/Rondônia

Essa Notícia foi Visualizada 446 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 17:17:01
GANHADORES DO RONDOCAP EM GUAJARÁ MIRIM
Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 07:41:05
Moto é furtada de residência na madrugada de Guajará-Mirim.
Domingo, 12 de agosto de 2018 16:57:22
Suspeito é espancado por populares e amarrado em poste
Ver Lista Completa