Bom dia!
Guajará Mirim, RO
domingo, 17 de dezembro de 2017 06:04:16
Notícias

JUSTIÇA DO TRABALHO INAUGURA ESTÁTUA DO PAJÉ NA PRAÇA DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ EM GUAJARÁ.


Quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 19:28:48


A solenidade de inauguração aconteceu na noite de quarta feira (6), na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ao lado da velha Estação Ferroviária onde funciona o Museu do município. A Estátua do Pajé,  um dos itens folclóricos que compõe o Festival Duelo na Fronteira de Guajará Mirim, passa a fazer parte do monumento histórico da estrada da Estrada Ferro Madeira Mamoré. O projeto foi idealizado pela Justiça do Trabalho, que tem como juiz federal no município Dr. Carlos Antônio Chagas Junior.

O magistrado desde chegou a Guajará-Mirim, há quase dois anos para assumir  a Justiça do Trabalho, e como amante da cultura, passou observar a cultura da população da cidade e notou que uma boa parte do povo se envolvia no  Festival entre os dois bois (Malhadinho e Flor do Campo), e era algo muito forte e que chegou  chamar sua atenção, inclusive ao ponto de convidar outras pessoas de diversas partes do Estado e do Acre para prestigiar a festa de 3 dias.

O juiz em comum acordo com a prefeitura resolveu criar o  Projeto: "Personificação Cultural", tendo em vista que a justiça do trabalho dispõe de recursos para alguns investimentos na parte social e cultural. Dentro do projeto, o Dr. Carlos resolveu disponibilizar recursos para criação desses personagens folclóricos começando pelo Pajé, que já foi inaugurado. Ao todo, serão 5 personagens, que serão colocados em outras praças do município.

No momento do descerramento da estátua, o juiz disse que esse ato e a colocação desses personagens folclóricos são tão somente para perpetuar a presença e o reconhecimento dos itens folclóricos que compõe o Festival folclórico, além de se tornar mais um ponto turístico e cultural para cidade de Guajará-Mirim. Assim, as personificações terão como características as cores dos Bumbás da Pérola do Mamoré, registrando as marcas dos grupos folclóricos de grande tradição do nosso município, finalizou o juiz Carlos Antônio Chagas Junior.

O vice prefeito Davino Serrath esteve representando o prefeito Cicero Alves Noronha Filho que se encontra em Brasília tratando de vários assuntos de interesse do município. Davino agradeceu ao magistrado pelo investimento por parte da Justiça do Trabalho, que visa incrementar a cultura e turismo do município. Tenho certeza que essa primeira estátua, a partir de agora, vai chamar a atenção dos turistas que por aqui passarem. Eu, juntamente com o prefeito Noronha desde quando assumimos o município, nossa preocupação é mudar a  história, construir muitos capítulos bons e juntar com os que já foram escritos durante esses quase cem anos da nossa Pérola do Mamoré, encerrou Davino Serrath.

A primeira dama Alessandra Cortez Noronha agradeceu a todos os presentes, destacando a presença das autoridades: comandante do 6º BIS Coronel Fábio Pinheiro Lustosa; Comandante do Corpo de Bombeiros Ten. Josimar Ribeiro Bragado, representantes dos dois bois Flor do Campo e Malhadinho e ao público que compareceu ao avento. Ela aproveitou para registrar o aniversário do Juiz Federal Carlos Antônio Chagas Junior e oportunidade foi cantado os parabéns ao aniversariante, que se encontrava acompanhado de familiares.

Encerrando a festa houve a apresentação dos dois bois. O primeiro se apresentar foi o Malhadinho com alguns dos itens e fez uma belíssima apresentação. Encerrando a festa, o Flor do Campo, com muita elegância, brilho e beleza empolgou o público presente. 

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMGM

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIAR.


Essa Notícia foi Visualizada 428 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 16:27:29
APROVEITE AS PROMOÇÕES EM TINTAS DA DISMONZA TINTAS EM DEZEMBRO.
Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 14:24:13
STF reduz pena de Cassol em processo sobre licitações
Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 13:46:19
CORREIOS: Assaltos nas agências causam pânico em Porto Velho
Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 13:13:36
MOTO TAXISTA TEM MOTO ROUBADA EM ASSALTO EM GUAJARÁ-MIRIM
Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 09:06:01
Acadêmico comete suicídio dentro de empresa após noiva se matar
Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 09:32:02
Adolescente desaparece próximo do Porto Velho Shopping
Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 09:21:00
Dupla composta por cabo do Exército é presa com moto roubada
Terça-feira, 12 de dezembro de 2017 09:01:45
TREZOITÃO: Empresário é preso armado com revólver em veículo
Ver Lista Completa