Guajará Notícias
Boa tarde!
Guajará Mirim, RO
quarta-feira, 15 de agosto de 2018 14:33:21
Notícias

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (NOTA)


Sexta-feira, 27 de julho de 2018 07:58:00


A Diretoria Executiva do Sintero precisa, com urgência, fazer uma leitura do Regimento Interno do sindicato e do Estatuto do Sintero, porque a quantidade de erros graves que vêm sendo cometidos pela Executiva não pode continuar. Nos dias 24, 25 e 26 de julho aconteceu em Porto-Velho a CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, onde foram discutidas todas as propostas de mudanças que a educação de nosso estado deveria debater, em busca de soluções e melhores condições de trabalho para nossa categoria. Alegando razões políticas, e sem consultar as bases, a Diretoria Executiva se recusou a participar do evento, numa atitude infantil e sem nenhuma sintonia com os filiados.

Conforme estabelece o Art. 3º do Estatuto do Sintero, os membros da Diretoria Executiva têm o dever de representar a categoria, de ouvir as bases. O Sintero deveria participar desse debate, porque nosso sindicato tem cadeira na mesa oficial, justamente para discutir todas as propostas, representando nossa categoria e manifestando posições contrárias a todas as propostas do governo que sejam prejudiciais à carreira dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Como sabemos que o governo trabalha sempre contra nossa categoria, o Sintero não pode se ausentar desse tipo de debate.

Em áudio que circula nas redes sociais, a senhora presidente do Sintero tenta justificar a atitude da Executiva de não participar das discussões, alegando que a decisão foi partidária. Entretanto, nossa presidente esqueceu de que o Sintero é uma instituição que tem o dever de defender as bandeiras da educação e não de partidos políticos. Ao misturar as atribuições do nosso sindicato com ideologia de partidos, a Executiva deixou de cobrar aquilo que precisamos na educação de Rondônia e deixou de cumprir seu dever, que é defender a nossa luta e as nossas causas. Se já temos sérios prejuízos em discussões onde temos representantes, como será então nas situações em que apenas os interesses do governo são representados?

A posição da Diretoria Executiva do Sintero fere os dispositivos do Estatuto do Sintero, visto que em seu Art. 3º está claramente estabelecido que o sindicato tem o dever de representar a nossa categoria em fóruns como a Conferência Estadual de Educação. Ainda que os dirigentes do sindicato tenham direito de se filiar a partidos políticos, a filiação partidária não pode estar acima dos interesses dos filiados, mesmo porque nem todos os filiados pertencem ao partido dos membros da Diretoria Executiva do Sintero. A Diretoria Executiva jamais deveria ter decidido não participar da Conferência Estadual de Educação, sem ouvir a categoria, sem fazer assembleia nas Regionais. É possível que muitas propostas aprovadas na Conferência Estadual de Educação, onde não fomos representados, possam ser transformadas em leis que acarretem ainda mais prejuízos para nossa carreira, uma vez que tais propostas serão pauta das discussões da Conferência Nacional da Educação.

Assim, por entender que todas as decisões da Diretoria Executiva do Sintero que colocam nossa carreira em risco devem ser discutidas com os filiados em todas as Regionais, conforme prevê nosso Estatuto do Sintero, manifesto minhas discordâncias públicas, uma vez que as divergências políticas entre os membros da Executiva do Sintero, em relação ao partido do governo, não podem servir de argumento para justificar a ausência de nosso sindicato em evento de tamanha importância. Talvez, a Conferência Estadual de Educação é uma das raras possibilidades que temos de manifestar nossa insatisfação com o Governo de Rondônia e com o Governo Federal. Além disso, na última greve de nossa categoria, encerrada no mês de abril, os mesmos dirigentes da Executiva ficaram diversas horas em uma sala fechada com membros do governo e desta reunião saiu a decisão de encerrar a greve. Este fato revela que os dirigentes não têm posições tão extremas, sobre o governo, que justifiquem a ausência do Sintero no maior fórum de debate estadual da educação.

 

 

Francisco Xavier Gomes

Filiado ao Sintero


Essa Notícia foi Visualizada 176 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 07:41:05
Moto é furtada de residência na madrugada de Guajará-Mirim.
Domingo, 12 de agosto de 2018 16:57:22
Suspeito é espancado por populares e amarrado em poste
Sábado, 11 de agosto de 2018 21:32:38
GANHADORA DO RONDOCAPSUL EM GUAJARÁ MIRIM
Ver Lista Completa