Bom dia!
Guajará Mirim, RO
sexta-feira, 24 de novembro de 2017 06:56:47
Notícias

Doenças do pênis. Falta de higiene causa câncer. Entrevista com urologista Dr Valter Nunes Coelho


Terça-feira, 14 de julho de 2015 13:56:34


                        Dr. Valter Nunes Coelho 

 

Todos os anos, cerca de mil brasileiros são submetidos a amputação do pênis. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde, a mutilação é causada pela falta de cuidados e sobretudo a falta de higiene, que faz com o que o Brasil ocupe um dos primeiros lugares em câncer de pênis no mundo, perdendo para a Índia e alguns países do continente africano. No Brasil as regiões norte e nordeste concentram o maior número de casos da doença, sendo o Maranhão o estado com a maior quantidade de portadores da enfermidade. 

Este é um assunto que é de interesse também das mulheres, uma vez que muitas doenças, como HPV, são transmitidas por um pênis doente.

A Coluna Espaço da Mulher conversou sobre este assunto com o urologista Dr. Valter Nunes Coelho.

 


Quais são as principais doenças do pênis?  

 

O Pênis é sede de muitas patologias, por isso há que se ter muito cuidado com o que se observa de diferente em sua superfície. Principalmente o que se vê cotidianamente são ferimentos que se apresentam decorrentes do relacionamento sexual. Traumas por atrito em uso excessivo, ou por  vagina pouco lubrificada , principalmente em homens não circuncidados. O excesso de Pele do Prepúcio sofre facilmente traumas dessa espécie. Também a Uretra Peniana frequentemente apresenta corrimentos mucóides decorrentes das infecções bacterianas , dessas em ordem de aparecimento são a gonorreia(Uretrite gonocócica especifica), o corrimento decorrente da infecção por clamidea tracomatis (Uretrite inespecífica) e também outros corrimentos  ocasionados por fungos , trichomonas vaginalis, e gardnerella vaginalis. Os indivíduos diabéticos com Prepúcio longos, não raro apresentam lesões que os incapacitam para o coito denominadas de balanopostites diabética, qual são corrigidas por cirurgia de circuncisão. Também  podem manifestarem-se  lesões vermelhas as vezes pruriginosas, constituindo-se como lesões pré-malignas que originam o Câncer de Pênis, que são a doença de Bowen, e Eritroplasia de Queyrat.

 

Verrugas ou manchas no pênis é fator preocupante?

Em continuidade da pergunta anterior, é notório que, as verrugas genitais ocasionadas por uma  virose sexualmente transmissível que é o HPV (Crista de galo), nesse particular,  esta é uma das afecções mais vista diariamente no consultório. Doença prevalente  de alta incidência nos dias de hoje. As manchas no geral não são tão preocupantes, porquanto uma lesão por fungo pode ocasiona-la, bem como zonas descoloridas traumáticas, enfim, até doenças de código genético como vitiligo, líquen plano podem se apresentar. Mesmo que manchas possam não representar algo perigoso para o Pênis, mister é buscar ajuda de um Urologista que as possa esclarecer.

 

Odores desagradáveis podem indicar doenças na área íntima?

Sim. Quaisquer odores oriundo da glande e tecidos retro prepuciais, devem ser investigados principalmente  se houver excesso de pele Prepucial ou presença de fimose , ou de lesão semelhante a uma verruga, olho vivo  nessas situações.

 

Pode nos esclarecer sobre fimose e circuncisão?

Fimose é  a incapacidade de retração do Prepúcio e exposição completa da glande (cabeça do Pênis). Circuncisão é o nome dado para a cirurgia que corrige a Fimose (também denominada de Postectomia). Esta é diferença: Fimose é a doença, circuncisão é a cura.

 

Ardência ao urinar indica alguma doença?

Sim. No geral indica processo inflamatório na Uretra (Uretrite) ou até um  processo obstrutivo. Na Uretra podem ocorrer processos obstrutivos por traumas localizados gerando estenose(fechamento) ou por migração de pedras (cálculos), obstruindo a luz Uretral. Também podem advir de processos inflamatórios na Bexiga (cistites) ou por presença de cálculos em seu interior e até tumores vesicais. Ardências urinárias devem sempre serem investigadas.

 

Manchas no pênis e bolsa escrotal podem indicar doença?

Manchas no Pênis e bolsa escrotal, raramente tem razões preocupantes, mas incomodam pelo aspecto estético e a busca de solução  desse particular problema está envolta no fulcro da razão estética.

 

Alguns homens têm o pênis torto congênito. Tem tratamento?

Sim. O Pênis pode apresentar tortuosidade. Quando o individuo o observa desde a mais tenra idade, chamamos a isso, Pênis torto congênito. Contudo, quando na idade adulta começa apresentar uma tortuosidade que pode ser para a direita, esquerda , dorsal ou ventral, nessa particular observação, é factível que estejamos diante de uma doença da modernidade, qual tem cada dia mais e mais  se apresentado, que é a doença de Peyronie. Patologia esta, caracterizada pela formação de placas cálcicas duras no corpo cavernoso, gerando dor somente no momento da ereção, com a evolução da doença e não feitura do diagnóstico, teremos como quadro final, o Pênis torto. Como somente dói na ereção e cessa logo após a detumescência, faz com que o seu portador, só procure o Urologista na fase de tortuosidade, ou seja, com a doença bem evoluída. Doença esta que tem tratamento clínico para estacionar sua evolução, e aqueles que evoluem para uma tortuosidade qual não mais permite a penetração durante o coito, somente o tratamento cirúrgico  proporcionará solução de ajuste.

 

 A consistência do sêmen pode indicar alterações?

Quase sempre. Pois a consistência do sêmen diminui muito com o uso, ou seja 3 relações sexuais por dia, não dá o tempo especifico e necessário para as glândulas secretoras produzirem com abundância. Entretanto, temos diminuição da quantidade e a consistência com a evolução da idade, muito observada também na presença comprovada da diminuição da produção de testosterona; No diabete mellitus não controlado por lesões no sistema nervoso comprometendo a função dos músculos bulbos cavernosos e Uretrais; Em infecções e algumas doenças que geram esterilidade.

 

 Quais doenças atingem os testículos?

Processo inflamatório nas vias urinárias, nos Epidídimos, nos canais Deferentes, quer seja bacterianos ou virais (Caxumba). Também os tumores malignos, a Varicocele que é uma doença vascular venosa qual é a maior geradora de esterilidade masculina.

 

A retirada do testículo diminui a quantidade de sêmen?

Não. A quantidade de sêmen não é mediada pelos Testículos. Os  testículos influenciam. Pois são os geradores da testosterona, e esta influenciam as glândulas anexas a produzirem o liquido seminal. A grosso modo, 75% do volume seminal é secretado pelas Vesículas Seminais,  20% pela Próstata, 5% pelas outras glândulas anexas a Uretra. A retirada de um dos testículos nada muda, pois um testículo, como um rim, ou um olho são capazes de suprir a falta do outro. E se por desventura perder-se 2 testículos, temos a possibilidade de repor os hormônios que eles produzem por injeções parenterais regulares, e assim manter função secretora seminal.

 

 Quem já se submeteu à retirada de, pelo menos, um testículo pode ter problemas ou alterações nas atividades sexuais, como por exemplo, ejaculação precoce?

Não. Um testículo apenas, é capaz de fazer a função que dois fariam. Ejaculação precoce não tem correlação com testículos ou função testicular. Não há perdas para a função sexual. Posto que pela falta do testículo possa haver problemas psicológicos, vista síndrome da bolsa vazia, corrigimos o problema com a inserção de uma prótese testicular de baixo custo, qual restaura o aspecto estético comprometido.

 

O que são Glândulas de Tyson

Glândulas de Tyson são glândulas secretoras de esmegma localizadas na mucosa retro prepucial (atrás da cabeça), quais se atrofiam a exposição do ar, quando os pacientes são submetidos a cirurgia de circuncisão(Postectomia). Erroneamente alguns chamam glândulas de Tyson a pequenas elevações arredondadas que se dispõem uma diante das outras, circundando toda a coroa da glande (muitos nos procuram pensando ser HPV). Estas "bolinhas" elevadas, são denominados de Hirsurta corona Pênis, sendo assim, nada mais são do que a cornificação do epitélio em que a natureza as forma como se estivesse obstruindo um folículo piloso. Ou seja, estariam impedindo que nascessem pelos na glande. Hirsurta (pêlos). Estas lesões benignas surgem aos 15 anos de idade em média e nunca mais desaparecem. Alguns homens possuem pelos até a metade do Pênis. Se imagina que no processo evolucionário a glande perdeu a capacidade de ter pelos, e assim surge a hirsurta corona .

 

 É possível manter a vida sexual ativa após a amputação do pênis?

Sim. Pois nem toda amputação do Pênis é total. Quando parcial a possibilidade de penetração persiste. No caso de amputação total o relacionamento com a parceira se fará de outras formas, e cada um tem o poder de criar sobre suas impossibilidades. Sexo nem sempre precisa ser puramente genital.

 

Um homem com pênis doente pode contaminar outras pessoas através da relação sexual com doenças além daquelas que já conhecemos?

Sim. Um Pênis doente é um verdadeiro míssil destruidor.

 

Sexo oral em pênis doente pode causar contaminação bucal?

Sim. A gonorreia pode ser transmitida por coito oral, o HPV é a maior causa de Câncer de Laringe (garganta ) nos dias de hoje. HIV se transmite em lesões gengivais, mucosa bucal e língua com ferimentos.

 

Como manter um pênis saudável.

Higiene regular com sabão de coco e sabonetes. E cuidado especialíssimo se for portador de fimose ou excesso Prepucial importante. Todo homem deveria retirar o excesso prepucial.

 

Quais os sintomas do Câncer de pênis ou de testículos

Ferida que não cicatriza . Ferida com odor pútrido, edemas e úlceras  de longa duração. Câncer de Testículos são indolores na fase inicial. Contudo todo aumento volumétrico dos testículos, devem ser investigados e qualquer dor testicular de curso prolongado é bom procurar ajuda.

 

Toda pessoa que tem câncer no pênis ou no testículo, vai passar pela amputação?

Alguns tipos Câncer de Pênis podem ser tratados com radioterapia quando pequenos e localizados. Câncer de Testículos são submetidos a Orquiectomia radical, seguidos de quimioterapia e radioterapia.Câncer de testículos são quase sempre 100% curáveis.

 

Em quais situações a amputação é imprescindível?

Quando a evolução é prolongada e tenha atingido planos profundos, Fascia de Buck , corpos cavernosos e Uretra.

 

Que sabor tem o sêmen?

Como o combustível dos espermatozoides são a Frutose e a frutose por ser o açúcar das frutas, o sabor gerado é agridoce.

 

 

 

Fonte: Sandra Santos


Essa Notícia foi Visualizada 153 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Quinta-feira, 23 de novembro de 2017 23:03:58
Dr. Neidson solicita reforma no telhado de escola em Nova Mamoré
Quinta-feira, 23 de novembro de 2017 14:24:45
Cinco pessoas fazem 'farra' em motel e um acaba preso
Quinta-feira, 23 de novembro de 2017 14:21:49
Adolescente leva três tiros na zona Leste da capital
Quinta-feira, 23 de novembro de 2017 14:13:52
Homem tenta esfaquear PM's após apedrejar restaurante
Quinta-feira, 23 de novembro de 2017 14:09:18
HOMEM AMEAÇA DEGOLAR EX-MULHER QUE NEGOU SEXO NO BANHEIRO
Quinta-feira, 23 de novembro de 2017 11:05:31
BARRACO: Briga entre genro, sogra e mãe termina na delegacia
Quarta-feira, 22 de novembro de 2017 16:53:30
Um Pouquinho de Música Rondoniense no Dia do Músico!
Terça-feira, 21 de novembro de 2017 12:20:18
GRAVE ACIDENTE: Motociclista morre em grave colisão na BR - 364
Domingo, 19 de novembro de 2017 15:48:45
Trio em carro roubado foge da PM e um termina ferido
Domingo, 19 de novembro de 2017 15:43:27
Homem espanca ex-mulher por se negar ter relação sexual
Quinta-feira, 16 de novembro de 2017 18:52:49
DENÚNCIA: ​Bebê tem cabeça arrancada durante o parto
Ver Lista Completa