Bom dia!
Guajará Mirim, RO
quarta-feira, 20 de março de 2019 06:04:00
Notícias

SECRETÁRIA DE SAÚDE FALA DE CHEGADA DE MÉDICOS CUBANOS, REBATE CRÍTICAS E AFIRMA QUE NÃO FALTAM MEDICAMENTOS


Sexta-feira, 25 de abril de 2014 14:35:15


A Secretária Municipal de Saúde de Guajará-Mirim, enfermeira Alexandra Tanaka Tártaro, recebeu na manhã de hoje, em seu gabinete de trabalho, nossa reportagem  e falou sobre a chegada de médicos cubanos enviados pelo programa “Mais Médicos” instituído pelo Governo Federal.

Ela disse que haviam dois médicos cubanos trabalhando na cidade e no último dia 17 chegaram mais cinco, perfazendo um total de sete em atuação no município. Eles passaram a fazer parte do Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo Ministério da Saúde e atenderão nas unidades de saúde (Centros e Postos de Saúde) atuando sempre na atenção básica da rede de saúde do município. Em função disso, os médicos brasileiros que atuavam no PSF passam a dedicar-se exclusivamente a atuar no Hospital Regional para atender urgências e emergências da população. Consultas e análise de exames serão feitas pelos médicos cubanos, cujo contrato com o governo deve durar três anos.

Críticas

Indagada sobre críticas de setores da imprensa acerca da falta de medicamentos, material para curativos e a falta de oxigênio, disse que essas críticas não procedem, Segundo ela, o Hospital está abastecido de medicamentos básicos e de material para realização de curativos. Sobre o oxigênio, afirmou que chegou a faltar devido a Defesa Civil do Estado não ter permitido que os cilindros de gás viessem no avião que traz material da Capital, optando por trazer cestas básicas para o povo indígena. E no exato momento em que concedia a entrevista, um caminhão da empresa de Porto Velho que fornece o material, chegou e descarregou cilindros de gás no Hospital Regional, pondo fim, pois, ao problema.

Sobre o não funcionamento do telefone 192 (emergência do HR), declarou que devido as reformas feitas no prédio do HR, o local onde ficava o telefone foi trocado e ainda não instalado no novo local. Acentuou que a empresa de telefonia OI comprometeu-se a instalar o aparelho no novo local nos próximos dias.

 

 

Fonte: Guajará Noticias

Essa Notícia foi Visualizada 621 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Segunda-feira, 18 de março de 2019 21:37:06
Governo descarta reajuste salarial a servidores
Sexta-feira, 15 de março de 2019 22:39:17
GANHADORES DO RONDONCAP DA SEMANA
Quinta-feira, 14 de março de 2019 20:56:21
PF prende quatro e cumpre 72 Mandados de Busca e Apreensão
Ver Lista Completa