Bom dia!
Guajará Mirim, RO
segunda-feira, 18 de novembro de 2019 07:04:12
Notícias

Dr. Neidson discute combate ao tráfico internacional de mulher durante viagem a Roraima


Terça-feira, 29 de outubro de 2019 22:11:37


Na última semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) esteve em Roraima onde, mais uma vez, visitou o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME). O parlamentar, que é membro da Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, estava acompanhado do presidente da mesma, deputado Alex Silva (Republicanos) e da deputada Cássia Muleta (Podemos), também membro da comissão.



A comitiva de Rondônia foi recepcionada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalcer Renier (SD), além das deputadas Lenir Rodrigues (PPS) e Ione Pedroso (SD).

“O estado de Roraima ocupa o primeiro lugar entre as regiões com maior índice de violência contra a mulher. Fomos em busca de outros projetos que, além dos já destinados ao amparo e atendimento jurídico, psicológico e social, foram desenvolvidos para combater um problema sério que é o tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual”, relatou Dr. Neidson.

Segundo o deputado, o crime é sustentado por quadrilhas transnacionais e redes internacionais de prostituição. Ou seja, sua extensão pode ser tanto no âmbito nacional, quanto no âmbito internacional.

“Quando o tráfico é internacional, ao chegar ao país de destino, essas vítimas deparam-se com a realidade, sendo hostilizadas a viver em condições piores do que de suas origens, violentadas fisicamente e psicologicamente em um túnel sem saída. E nesse contexto, o Chame já conseguiu resgatar 12 mulheres que estavam nessas condições. Como somos um estado que faz fronteira com outro país, também queremos trabalhar ações com esse propósito de ajudar essas mulheres”, informou o parlamentar.

De acordo com o deputado, outro projeto do CHAME acontece através do Grupo Reflexivo Reconstruir, que foi implantado para atuar como uma forma de tratamento junto aos homens envolvidos com violência doméstica e familiar no Estado.

“E aqui em Rondônia fomos informados que o Tribunal de Justiça já tem um projeto. Sendo assim, o termo de cooperação que o Chameron terá com o TJ prestará atendimento às mulheres e encaminhará os agressores para uma reabilitação, podemos dizer assim”, destacou Dr. Neidson.

Escola do Legislativo de Roraima
Além do Centro Humanitário de Apoio à Mulher, a Assembleia Legislativa de Roraima oferece, através da Escola do Legislativo do Estado, cursos de idioma como Inglês, Francês e Espanhol, além de curso preparatório para o vestibular.

“E sabendo disso, iremos conversar com a Mesa Diretora da nossa Assembleia Legislativa de Rondônia para vermos com os demais colegas deputados, se conseguimos implantar, pelo menos, o curso pré-vestibular para o público mais carente, oferecendo assim, uma competitividade mais justa, principalmente no Enem e nos concursos públicos”, informou Dr. Neidson.

Outros projetos implantados na Assembleia Legislativa de Roraima chamaram a atenção do deputado que confirmou que também serão discutidos com a Mesa Diretora da Casa de Leis rondoniense.

“Um exemplo é projeto Reabrindo Caminhos, que disponibiliza atividades como balé, jazz, jiu-jitsu, teatro, inclusive, com inclusão social, onde essas práticas representam uma verdadeira terapia para quem apresenta necessidades especiais. São programas muito importantes para toda a comunidade em geral, sendo assim, vamos ver se futuramente conseguimos implantar esses projetos aqui em Rondônia também, afinal, Roraima é bem menor, mas oferece um projeto que já atende mais de cinco mil jovens. Que nossa Assembleia possa se sensibilizar e, conforme o orçamento, estudar a possibilidade de seguir esse belo exemplo”, concluiu o deputado.

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher do Estado de Rondônia já está aberto porém ainda não foi inaugurado. De acordo com o deputado, após a assinatura dos termos de cooperação, a inauguração oficial será feita no retorno das atividades legislativas, no início de 2020.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria parlamentar


Essa Notícia foi Visualizada 96 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Terça-feira, 12 de novembro de 2019 20:12:31
Carro atinge mulher e motorista foge
Segunda-feira, 11 de novembro de 2019 10:06:04
VEREADOR AUGUSTINHO PRESTIGIA ANIVERSARIO DO AMIGO DILSON TEIXEIRA
Ver Lista Completa