Bom dia!
Guajará Mirim, RO
domingo, 7 de junho de 2020 05:35:04
Notícias

DEPUTADO DR. NEIDSON TRAZ APOIO DO ESTADO AO MUNICÍPIO NO COMBATE AO CORONAVIRUS


Quarta-feira, 20 de maio de 2020 17:31:40


A pandemia do coronavírus provocou uma decisão bem diferente do governo de Rondônia, em relação ao município de Guajará-Mirim. No início da tarde desta quarta-feira, desembarcaram, na cidade da fronteira, diversos profissionais da área de saúde, que ficarão por um período na “Pérola do Mamoré”. Médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde chegaram para trabalhar e tentar diminuir o sofrimento da população, visto que  Guajará-Mirim é o município com a maior quantidade de mortes em consequência da Covid-19. Diversas autoridades municipais estiveram no aeroporto, entre elas o vice-prefeito, Davino Serrath, Secretário Regional Flávio Dezerte da Mota. Até a data de hoje, o município registrou 18 óbitos de vítimas da Covid-19, uma proporção alarmante, para um município com cerca de 47 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

Essas estatísticas de mortes deixaram a população do município muito apavorada, e diversas pessoas de Guajará-Mirim gravaram vídeos, protestando contra a omissão das autoridades estaduais e municipais. O prefeito Cícero Noronha Filho, o vice-prefeito, os vereadores e o secretário municipal de saúde têm sido duramente criticados por todos os setores da sociedade. As principais críticas são relacionadas com a falta de medidas mais rigorosas de isolamento social,  a falta de equipamentos para os profissionais de saúde e a falta de estrutura para atender os doentes. A chegada desses profissionais em Guajará-Mirim certamente vai deixar a população um pouco mais tranquila, mas isto não é suficiente para segurar o avanço da doença. É necessário que a administração municipal adote medidas mais eficazes sobre o isolamento social.

O Secretário de Estado da Saúde,  Fernando Máximo, acompanhou a viagem dos profissionais até o município de Guajará-Mirim e, em rápida entrevista no aeroporto da cidade, declarou que estava em nome do governo de Rondônia  governador Marcos Rocha,  com a missão de amenizar o sofrimento da população. Na avaliação do secretário, o número de mortes é uma coisa alarmante e que precisa urgentemente ser combatido com medidas que evitem essa trágica estatística. Para que se tenha uma ideia, Ji-Paraná, município da região central do estado, que tem o triplo de habitantes de Guajará-Mirim, teve três óbitos registrados, desde o inicio da pandemia. Nova Mamoré, município com cerca de 30 mil habitantes, vizinho a Guajará-Mirim, teve sete casos de Covid-19 confirmados, porém nenhum óbito foi registrado. Além de Fernando Máximo, acompanharam a equipe de profissionais a deputada federal Mariana Carvalho e o deputado estadual Neidson Soares, que também são médicos. Mariana Carvalho afirmou que vai buscar, nos próximos dias, uma ajuda do governo federal para o município de Guajará-Mirim, objetivando que o enfrentamento contra a doença ganhe mais reforços na Pérola do Mamoré.

O deputado estadual Dr. Neidson Soares foi autor de uma  proposta  de intervenção estadual na saúde pública do município, em função do alto número de  infectados, que já passam de 50.  Com apoio total do presidente da Casa, Laerte Gomes, a medida foi aprovada por unanimidade, na última terça-feira (19), durante sessão na Assembleia Legislativa de Rondônia. Também foi do deputado  Neidson Soares a iniciativa de  solicitar ao governo de Rondônia que disponibilizasse uma força tarefa com médicos intensivistas, enfermeiros e outros profissionais da área. Em sua chegada ao município, o Dr. Neidson Soares apresentou à imprensa um boneco utilizado em faculdades de medicina, que será usado para oferecer treinamento aos profissionais de saúde de Guajará-Mirim, especialmente aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A preocupação do deputado é visível, porque os números mostram uma realidade muito cruel em Guajará-Mirim e isto não pode continuar, segundo a avaliação do parlamentar.  “Precisamos unir todos os esforços, para evitar que mais famílias sofram com a perda de seus entes queridos, por isso nos aliamos ao governo do estado, com a finalidade de ajudar naquilo que for possível”, finalizou o deputado Neidosn Soares.                   

     Secretário de Estado da Saúde Fernando Máximo e Deputada Federal Mariana Carvalho

 

Fonte: Guajará Noticias – João Teixeira DRT/RO - 1052

 

 


Essa Notícia foi Visualizada 332 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Sexta-feira, 5 de junho de 2020 15:30:25
NOTA DE PESAR
Terça-feira, 2 de junho de 2020 17:38:26
Policial penal morre infectada por coronavírus em Rondônia
Ver Lista Completa