Bom dia!
Guajará Mirim, RO
domingo, 7 de junho de 2020 05:51:19
Notícias

Estudantes rondonienses que cursam medicina na Bolívia buscam ajuda para repatriação


Terça-feira, 7 de abril de 2020 18:09:54


Cerca de 275 rondonienses que estão cursando medicina na Bolívia estão encontrando dificuldades para retornar ao Brasil, e buscam ajuda das autoridades para suas repatriações.

As faculdades de medicina daquele país, estão paralisadas e não possuem data para retornar suas atividades devido as medidas adotadas pelo governo em contenção ao avanço do COVID-19.

Aeroportos, rodoviárias e as fronteiras também estão todas fechadas, o que dificulta o retorno dos brasileiros, que agora dependem do consulado brasileiro, órgão este que segundo eles, não vem adotando medidas eficazes para promover a repatriações.

Estima-se que estejam nesta situação, cerca de 900 brasileiros, sendo 276 rondonienses estudantes de medicina, onde 200 estão em Santa Cruz e 76 em Cochabamba.

Segundo uma das estudantes, eles não passam fome ou qualquer necessidade, porém todos desejam retornar, uma vez que não há razão em ficar lá, já que não estão estudando, e são obrigados a ficar trancados nos apartamentos pois as condições restritivas daquele país é bem superior à do Brasil,  se uma pessoa for flagrada andando na rua, é presa ou multada em valor equivalente a R$ 750,00.

Os estudantes relataram que após muita insistência em semanas anteriores, o consulado brasileiro fretou alguns ônibus e trouxe neste final de semana para o Brasil, alguns estudantes, porém não deu resposta sobre os demais rondonienses que aguardam naquele país.

Diante esta situação os estudantes vêm buscando apoio dos deputados federais Lucio Mosquini e Jaqueline Cassol, bem como do consulado brasileiro, no entanto até esta segunda feira (06) nada havia sido resolvido.

 

Matéria:Jaruonline


Essa Notícia foi Visualizada 189 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Sexta-feira, 5 de junho de 2020 15:30:25
NOTA DE PESAR
Terça-feira, 2 de junho de 2020 17:38:26
Policial penal morre infectada por coronavírus em Rondônia
Ver Lista Completa