Boa madrugada!
Guajará Mirim, RO
domingo, 7 de junho de 2020 04:22:44
Notícias

DURANTE ENTREVISTA, SECRETÁRIO DISSE QUE ESTADO NÃO TEM INTENÇÃO DE INTERVIR NA SAÚDE DE GUAJARÁ MIRIM.


Sexta-feira, 22 de maio de 2020 16:28:16


O secretário de saúde do estado de Rondônia, Fernando Máximo, se envolveu em uma grande polêmica, após  uma entrevista concedida  a um site da capital. A manchete  da citada entrevista traz o seguinte título: “Rondônia não tem intenção de intervir na gestão da saúde de Guajará-Mirim, diz Sesau”. A confusão aconteceu nesta quinta-feira, 21, um dia após o secretário  ter ido ao município de Guajará-Mirim prometer a solução para os altos índices de óbitos ocorridos no município, em consequência da Covid-19. As declarações do secretário  repercutiram  de maneira negativa para o estado de Rondônia e para o  govenador Marcos Rocha. 

No programa Rota Policial 2ª Edição,  apresentado pelo radialista e jornalista Rando Silva, da  Rádio Rondônia FM 93,3 às 18 às 19 hs, seu correspondente Joâo Teixeira, da  Rádio Rondônia FM 89,9, em nome da população,  demostrou a insatisfação dos guajará-mirenses, após ficar sabendo da entrevista do secretário. 

Fernando Máximo terá que explicar direitinho suas declarações, porque a população ficou indignada e reagiu imediatamente, com centenas de áudios e vídeos nas redes sociais. A situação é muito grave em Guajará - Mirim e a atitude do secretário passou a impressão de que o governo quer lavar as mãos e deixar a Pérola do Mamoré abandonada à própria sorte, neste momento em que o número de mortos é alarmante. 

Quando o radialista abordava o assunto no programa Rota Policial Primeira Edição, acompanhado de um advogado que é colaborador do programa, o secretário entrou em contato por telefone e demonstrou muita irritação com o advogado. Fernando Máximo argumentou que o advogado tem interesse em causar polêmica, porque seria pré-candidato a prefeito de Porto - Velho. Na realidade, o problema em discussão era a situação de Guajará - Mirim e nada tem a ver com a eleição em Porto - Velho. 

Na tarde de ontem, Fernando Máximo esteve em Guajará - Mirim e levou uma equipe de profissionais da saúde, alegando que estava em missão em nome do governador e que tinha o objetivo de diminuir o sofrimento e o desespero da população, que está apavorada com os casos de doença da Covid-19 e o alto número de óbitos. Entretanto, após a visita do secretário, a população constatou que a situação não havia mudado, porque o governo não garantiu a estrutura necessária para os profissionais atuarem.  

Após o programa,  a Secretaria de Estado da  Saúde emitiu uma nota sobre a presença do estado no município veja na integra.

                                           

                                                                  Nota da Sesau

O grupo estratégico da Sesau e Agevisa continua em Guajará-Mirim para auxiliar os profissionais de saúde no combate ao #novocoronavírus; um novo plano de ação está sendo montado em parceria com os profissionais do município;

*As principais medidas que já estão sendo colocadas em prática são :

*Foram montadas as redes de assistência: hospitalar, tendo como instrutor o médico Sérgio Melo, e da Atenção Primária, sob o comando dos técnicos da Sesau ; Marta Duarte e Jarbas Bandeira. Que tem o objetivo de organizar a porta de entrada dos pacientes que é através das unidades básicas de saúde.

*Outra medida que faz parte do plano é o retorno imediato das unidades básicas e dos agentes comunitários de saúde as visitas domiciliares que estavam paradas.

*Os agentes voltam devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

*O atendimento do agente será feito pelas janelas ou portas das residências, eles não devem entrar. Com isso será possível um mapeamento das pessoas com comorbidades e maior gravidade além de grupos de riscos.

*Assim, será possível monitorar estas pessoas antes que vire um caso grave. As equipes terão que fazer a atualização a cada 24 horas no sistema e a equipe da Sesau estarão no monitoramento remoto acompanhando tudo .

        

        

        

 

Fonte: Guajará Noticias - João Teixeira DRT/RO 1052


Essa Notícia foi Visualizada 183 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Sexta-feira, 5 de junho de 2020 15:30:25
NOTA DE PESAR
Terça-feira, 2 de junho de 2020 17:38:26
Policial penal morre infectada por coronavírus em Rondônia
Ver Lista Completa