Bom dia!
Guajará Mirim, RO
quinta-feira, 24 de setembro de 2020 08:07:44
Notícias

GENTE DA NOSSA TERRA: EXTRATIVISTAS DE ONTEM E DE HOJE. UMA LUTA EM DEFESA DA FLORESTA


Terça-feira, 26 de maio de 2020 20:23:16


Uma luta iniciada há anos, que tomou força a partir de 1990, quando da criação de Reservas Extrativistas pelo então governo brasileiro, une pessoas que viveram todas suas vidas nos seringais da região. À época eram chamados de seringueiros; hoje, extrativistas.

A luta começou a tomar corpo e importância a partir de 1990 quando surgiu, em Guajará-Mirim, a primeira entidade ligada ao setor: a Associação dos Seringueiros de Guajará-Mirim (ASGM). Nascida do ideal de seringueiros, a entidade tinha como finalidade defender seus interesses, seus direitos, que durante décadas eram desrespeitados por seringalistas que dominavam a região com seus seringais e muitos, com rara exceção, explorando o suor desses brasileiros.

Durante todos esses anos passados, muitos partiram para o além e alguns deles continuam entre nós.

Nesta foto, temos alguns desses heróis que iniciaram o movimento em defesa dos povos da floresta. José Maria dos Santos, João Batista, José Wilson, conhecido como Boneco, Torquato Rodrigues (já falecido), Carlos Alves Costa, conhecido como Prefeito (já falecido), Rosa, irmã de Chico Leonel (já falecido  e que foi um dos precursores e líderes do movimento extrativista em Guajará-Mirim, em Rondônia e no Brasil), e Amadeu (também irmão de Chico Leonel).

           

Atualmente, com a nova geração, a luta pela defesa dos povos das florestas continua em Guajará-Mirim. Nova geração e novas ideias. Mas um só objetivo: defender a Amazônia Brasileira.

Hoje, em função da pandemia do Covid-19, que assusta o mundo e nos impõe novas medidas para conter a sua disseminação, o já consagrado Café dos Extrativistas, que é realizado uma vez por mês e que reúne famílias de extrativistas, encontra-se suspenso até que a situação volte ao normal.

           

 

Fonte:  Guajará Notícias com texto de Aluizio da Silva e foto de arquivo de José Maria dos Santos.


Essa Notícia foi Visualizada 356 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Domingo, 20 de setembro de 2020 14:46:58
Mega-Sena acumula e pagará R$ 43 milhões na quarta-feira
Domingo, 20 de setembro de 2020 14:23:09
Motocicleta é furtada de bar em Nova Mamoré
Sexta-feira, 18 de setembro de 2020 19:19:03
PF intima Bolsonaro a depor pessoalmente sobre acusações de Moro
Sexta-feira, 18 de setembro de 2020 19:10:21
RONDÔNIA: O IDEB, AS LIVES E AS PONTES...
Ver Lista Completa