Bom dia!
Guajará Mirim, RO
sábado, 15 de agosto de 2020 07:00:01
Notícias

HOSPITAL PARA TRATAMENTO DA COVID-19 FUNCIONA DE MANEIRA PRECÁRIA EM GUAJARÁ MIRIM


Domingo, 14 de junho de 2020 14:05:07


O Hospital de Campanha de Guajará-Mirim (RO),  anunciado para atender pacientes com o novo coronavírus, foi  inaugurado no dia 03 de junho, mas permaneceu sem realizar nenhum atendimento, porque não havia energia elétrica confiável no local.  Quase dez dias depois da inauguração, no dia 08 de junho, o município solicitou que a Energisa providenciasse o aumento da carga para que os equipamentos necessários na unidade hospitalar pudessem ser ligados.  Após todas essas providencias, o hospital começou a funcionar em 10 de junho. Já nas primeiras horas da manhã, foi feita a transferência dos pacientes que estavam internados no Hospital Regional do município. No mesmo local, havia várias outras pessoas internadas com outras patologias. Agora, segundo a direção do Hospital de Campanha, vários pacientes já confirmados com a Covid-19 estão na unidade e outros seguem em observação.

Segundo as informações passadas ao site Guajará Noticias, a equipe de profissionais é composta por 10 médicos, sete enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, equipe que terá a missão de cuidar dos doentes vítimas da covid-19 em Guajará-Mirim. Além dos profissionais de saúde, foram contratados 08 servidores que farão a limpeza e higienização no Hospital de Campanha. Parece que a administração municipal começou perceber que alguma coisa concreta deveria ser feita para ajudar a população. É necessário, ainda, fazer campanhas de publicidade e divulgar orientações que precisam chegar às pessoas em todos os bairros.  Os profissionais da saúde avaliam que colocar em funcionamento o Hospital de Campanha não resolve a situação geral. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos acreditam que o perigo de contagio continua, pois não foi criado um serviço de triagem dentro do hospital da Covid-19, e os suspeitos estão se dirigindo para recepção do hospital regional normalmente, fato que pode indicar a disseminação do vírus, de maneira involuntária.

Outro problema detectado, e que parece ser muito mais grave, é quando o paciente não resiste à enfermidade,  vem a óbito e não tem um local apropriado para a retirada do corpo do interior do hospital até o necrotério, local em que os agentes funerários adotam os procedimentos adequados em relação aos cuidados com os corpos. Segundo os profissionais, os gestores sabem que, após a morte, os corpos devem ser retirados do local com a máxima urgência. Na noite do sábado, porém, ocorreu um óbito e os profissionais da saúde não tinham como retirar o corpo até o necrotério, com a segurança que esta situação requer.

Esses graves sinais de falta de estrutura indicam que o hospital entrou em funcionamento de maneira precária e sem oferecer a devida segurança para os pacientes, como também para os profissionais da saúde que atuam no local. As autoridades municipais precisam entender que esses profissionais possuem família e precisam trabalhar com a proteção necessária, para evitar que levem a doença para seus lares. Não se pode admitir tamanha falta de respeito com as famílias dos doentes e dos profissionais.

                               

                                

                                Material contaminado após uso pelos profissionais são deixados assim devido não ter um cesto de lixo com pedal.

 

Fonte: Guajará Notícias – João Teixeira DRT/1052

 

 


Essa Notícia foi Visualizada 407 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 23:38:31
PRF apreende 1 Kg de pasta base de cocaína em Porto Velho
Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 23:07:21
Morador foge pelo telhado ao ser ameaçado de morte por invasor
Quarta-feira, 12 de agosto de 2020 16:16:49
Pai entrega droga para filho em presídio
Quinta-feira, 6 de agosto de 2020 00:32:31
Preso apenado que raptou criança e cometeu crime de estupro
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 21:33:35
Mulher é encontrada morta em Porto Velho
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 17:49:21
NO DIA DOS PAIS O RONDONCAP VAI SORTEAR DUAS CAMIONETES
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 15:58:58
Celular roubado durante assalto era negociado pelo FACEBOOK
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 15:45:37
VILA PRUDENTE, UM EXCELENTE BAIRRO PARA MORAR
Ver Lista Completa