Boa tarde!
Guajará Mirim, RO
segunda-feira, 10 de agosto de 2020 15:04:59
Notícias

APÓS QUASE 70 DIAS DO PRIMEIRO ÓBITO, GUAJARÁ-MIRIM COMEÇA A DISTRIBUIR KITS CONTRA A COVID-19.


Terça-feira, 7 de julho de 2020 17:09:34


O município de Guajará-Mirim é o mais atingido pela pandemia do coronavírus no estado de Rondônia, entretanto a administração municipal tem retardado a adoção de algumas medidas consideradas necessárias para conter a Covid-19, e isto trouxe consequências gravíssimas para a população. Após quase três meses do primeiro caso de morte por covid-19 na cidade, a secretaria municipal de saúde iniciou a distribuição do chamado Kit Covid-19, que contém diversos medicamentos atualmente utilizados no tratamento da doença. A medida foi adotada esta semana, após mais de 50 óbitos e mais de 1.440 de casos comprovados de pessoas infectadas.

Embora não haja, até este momento nenhum medicamento considerado 100%  adequado para a cura da doença, a população tem consumido grande quantidade de medicamentos como azitromicina, ivermectina, cloroquina e outros medicamentos. Em Rondônia e milhares de municípios brasileiros, esta prática passou a ser rotina das secretarias de saúde, que trabalham com equipes fazendo a distribuição dos kits. Vale ressaltar que em todos os municípios de Rondônia, os prefeitos adotaram tal medida, mas Guajará-Mirim, o mais afetado pela pandemia, estava apenas assistindo à situação. Claro que a distribuição de alguns medicamentos pode ser polêmica, visto que não se obteve nenhum estudo conclusivo a respeito do tema, mas o número de pessoas que alegam terem sido curadas é muito grande. Muitas pessoas em Guajará-Mirim afirmam que o número de vítimas fatais da Covid-19 no município seria muito menor, caso o prefeito tivesse feito a distribuição dos kits 50 ou 60 dias atrás.

A decisão de consumir medicamentos como ivermectina e azitromicina encontra respaldo inclusive na opinião de vários profissionais de saúde de Guajará-Mirim. Eles afirmam que as pessoas devem consumir tais medicamentos logo quando sentirem os primeiros sintomas da doença. É muito importante lembrar que a automedicação não é recomendada pelos médicos e o melhor caminho é consultar profissionais da medicina sobre qualquer possibilidade de ingerir medicamentos. Como os kits de covid-19 serão entregues em postos de saúde do município, certamente a secretaria de saúde colocará médicos para orientar as pessoas que procurarem os remédios, porque é necessário que profissionais tratem do assunto com a população. Caso a distribuição dos kits da covid-19  tenha resultados positivos, é importante que a secretaria de saúde faça a aquisição de uma quantidade que realmente atenda as necessidades da população.

                     

 

Fonte: Guajara Noticias – João Teixeira DRT/RO 1052

 

 


Essa Notícia foi Visualizada 182 vezes

Vídeos

Mais Notícias
Quinta-feira, 6 de agosto de 2020 00:32:31
Preso apenado que raptou criança e cometeu crime de estupro
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 21:33:35
Mulher é encontrada morta em Porto Velho
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 17:49:21
NO DIA DOS PAIS O RONDONCAP VAI SORTEAR DUAS CAMIONETES
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 15:58:58
Celular roubado durante assalto era negociado pelo FACEBOOK
Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 15:45:37
VILA PRUDENTE, UM EXCELENTE BAIRRO PARA MORAR
Domingo, 2 de agosto de 2020 23:28:35
Motociclista morre após se chocar contra árvore
Ver Lista Completa