Dadas as chuvas intensas que caem há vários dias em Beni, os técnicos do serviço de meteorologia deste departamento lançaram um alerta à população ante o que descrevem o transbordamento iminente dos rios Mamoré, Yapacaní e Ichilo, do qual pressagiam fortes inundações, especialmente em Trinidad.
As enchentes nessa região do país afetam, sobretudo, a pecuária, que deve prever o deslocamento de milhares de cabeças de gado para áreas altas para evitar perdas.
Segundo o portal Publiagro, Jesús Hugo Leigue, integrante da Meteorologia da Aasana de Beni, alertou os habitantes daquela região para que tomem medidas preventivas. “Temos que anunciar uma enchente iminente que afetará numerosas populações, incluindo Trinidad e Yacuma, e todas as que estão perto da bacia do rio Mamoré”, disse ele.
Entre segunda-feira e ontem, as chuvas causaram uma inundação extraordinária no rio Ichilo com uma altitude de 13,2 metros, apesar dos limites normais serem de 9 metros. Em janeiro de 2019, as inundações mataram mais de 3.400 cabeças de gado no departamento de Beni.
Fonte: Los tiempos
Essa Notícia foi Visualizada 102 vezes