Política PONTE BINACIONAL
Ponte binacional Guajará-Guayará: Lula intervém e pede que Arce solucione o entrave
Boliviano confirma a Lula que interferência será solucionada o mais rápido possível.
30/09/2023 19h31 Atualizada há 3 anos
Por: João Teixeira Fonte: Fonte: News Rondônia / Emerson Barbosa
Divulgação

Com a pressão dos bolivianos favoráveis a construção da ponte binacional Guajará-Guayará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscou ele mesmo intervir na situação. Nesta quinta, Lula da Silva ligou para o presidente da Bolívia Luis Arce, no Palácio Quemado, em La Paz.

De acordo com informações do ministro do Governo boliviano, Eduardo Del Castillo Del Carpio, Lula pediu a Arce “intervenha no problema, e tente solucionar o entrave”. A situação, culminou na suspensão [temporária do projeto brasileiro], pelo Ministério dos Transporte da própria Bolívia.

No documento, assinado por engenheiros e o ministro dos Transportes, o governo andino pede que o Brasil faça alterações no arcabouço original. As exigências, apontadas como ‘imbróglios’, podem, na verdade estar ligadas a um racha que começa a balançar a Bolívia, desde que o ex-presidente Evo Morales, anunciou que concorreria as próximas eleições. A notícia do cancelamento bastou para atiçar a ira dos bolivianos.

Eles, são favoráveis a construção do empreendimento e enxergam na obra o desenvolvimento do estado do Beni. Desde o início da semana, a população deflaga manifestações. Os atos acontecem, principalmente na capital do Beni, Trinidad e Guayaramerin onde a ponte será construída sobre o rio Mamoré.  O empreendimento vai unir por terra Guajará-Mirim e Guayaramerin pela rodovia Isac Benesby – [425].