Destaque DESTAQUE
ASSOCIAÇÃO SER MULHER CELEBRA CONCLUSÃO DE CURSOS E QUALIFICA MULHERES PARA O MERCADO DE TRABALHO
Projeto “Mulheres que Florescem” promove capacitação em corte e costura, pintura em tecidos e pintura em fraldas, fortalecendo autonomia e geração de renda
08/08/2026 21h37 Atualizada há 2 semanas
Por: João Teixeira Fonte: Fonte: Redação/Guajará Noticias
Divulgação

Projeto “Mulheres que Florescem” promove capacitação em corte e costura, pintura em tecidos e pintura em fraldas, fortalecendo autonomia e geração de renda

A Associação Beneficente Ser Mulher celebrou, no último domingo, 2 de agosto de 2026, mais uma etapa do projeto “Mulheres que Florescem”, iniciativa voltada à capacitação profissional, inclusão social e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A solenidade marcou o encerramento dos cursos de corte e costura, pintura em tecidos e pintura em fraldas, proporcionando às participantes conhecimentos práticos que poderão ser utilizados tanto para o ingresso no mercado de trabalho quanto para a produção e comercialização de peças, possibilitando uma fonte complementar de renda para as famílias.

À frente da iniciativa está a professora Lucila Socorro de Oliveira, idealizadora da Associação Ser Mulher, que vem desenvolvendo ações de caráter social e assistencial em Guajará-Mirim. A proposta da entidade, segundo seus integrantes, vai além da oferta de serviços e atendimentos, consolidando-se como uma rede de apoio para pessoas que enfrentam dificuldades socioeconômicas no município e região.

QUALIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA

A conclusão dos cursos representa mais uma etapa do projeto Mulheres que Florescem, que busca oferecer ferramentas para que as participantes possam transformar conhecimento em oportunidade.

Durante as capacitações, as alunas tiveram contato com técnicas de corte e costura e pintura em diferentes tipos de tecidos, incluindo a produção de peças destinadas ao uso infantil. A formação permite que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados na produção artesanal, encomendas e eventual comercialização dos trabalhos.

Para a Associação, a qualificação profissional constitui um importante instrumento de autonomia financeira e fortalecimento da autoestima, especialmente entre mulheres que encontram dificuldades para acessar oportunidades formais de emprego.

SOLIDARIEDADE MARCOU O ENCERRAMENTO

Além da certificação simbólica pela conclusão das atividades, o encerramento também foi marcado por ações de solidariedade.

Durante o evento, foram distribuídas cestas básicas às mulheres participantes dos cursos, como forma de contribuir com as necessidades imediatas das famílias.

Também foram entregues kits contendo produtos confeccionados durante as capacitações, por iniciativa da professora Lucila Socorro de Oliveira. Entre as instituições beneficiadas estavam a Casa do Ancião, Cordatus e a Associação dos Idosos, que receberam parte dos materiais produzidos pelas próprias participantes.

A iniciativa também contemplou futuras mães. Ao final da programação, a professora Lucila realizou a entrega de 50 kits de fraldas, confeccionados na própria Associação Ser Mulher, destinados a gestantes.

SER MULHER AMPLIA ATUAÇÃO SOCIAL

Desde sua criação, a Associação Beneficente Ser Mulher vem ampliando sua atuação no município, desenvolvendo ações voltadas principalmente ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além dos projetos de capacitação, a entidade também se tornou um ponto de apoio para moradores que buscam atendimento médico especializado, disponibilizado periodicamente por profissionais parceiros que realizam consultas e atendimentos na instituição.

A atuação da Associação tem agregado, dessa forma, diferentes frentes de assistência, reunindo saúde, qualificação profissional, solidariedade e apoio social em um mesmo espaço.

AGRADECIMENTOS E COMPROMISSO COM O PROJETO

Durante o encerramento das atividades, a professora Lucila Socorro de Oliveira destacou a importância dos parceiros e colaboradores que contribuem para a continuidade das ações desenvolvidas pela Associação.

Em sua manifestação, agradeceu primeiramente a Deus pela força para continuar conduzindo o trabalho social e também reconheceu o apoio de seu companheiro, Marcos, além de amigos e parceiros que colaboram com as iniciativas desenvolvidas pela entidade.

A conclusão de mais uma etapa do projeto “Mulheres que Florescem” reforça a proposta da Associação Beneficente Ser Mulher de utilizar a capacitação e a solidariedade como instrumentos de transformação social.

Mais do que ensinar uma profissão ou uma atividade artesanal, a iniciativa busca abrir caminhos para que mulheres possam produzir, empreender, gerar renda e conquistar maior autonomia, fortalecendo suas famílias e contribuindo para o desenvolvimento social de Guajará-Mirim.