Cerca de 40 encapuzados invadiram no sábado, 21, uma fazenda no distrito de União Bandeirantes fazendo refém funcionários da fazenda e ameaçando a todos. Um dos moradores conseguiu fugir e chamar ajuda. Para lá, a Polícia Militar enviou a tenente PM Cleissa De Pontes Bernardo, com apoio de policiais militares de Mutum Paraná, Jaci Paraná e outras localidades vizinhas. O fato aconteceu conforme ocorrência Policial Nº 8308-2015, na Fazenda Dipar, Linha I, D e foi registrada na Central de Polícia por volta das 23 horas.
Os acusados com o objetivo de impedir a chegada da PM, queimaram e danificaram a ponte que dá acesso a fazenda. Os policiais conseguiram chegar ao local por outro caminho. Os cerca de 40 elementos ao notarem a presença da PM fugiram para dentro da mata, permanecendo no local apenas alguns. Um dos fugitivos efetuou dois disparos de arma de fogo contra a Polícia Militar.
Balas
A tenente PM Cleissa e os demais policiais militares encontraram no local dois cartuchos deflagrados de munição calibre 32. Na área, os invasores estavam montando acampamento, com alguns tapirís. Foram encontrados no local seis fogos de artifício, utilizados pelos grupos revolucionários do MST e outros para avisar a chegada da polícia. Foram apreendidas nove motocicletas que estavam com lacre rompido e sem placa, pois possuíam indícios de roubo/furto. Que as motocicletas foram entregues na 10ª DP (Nova Mutum).
Anotações
Segundo a PM, próximo a Edimar e Robson foi encontrada uma balaclava semelhante as utilizadas pelo grupo invasor que efetuou a ameaça para com os funcionários da fazenda. Foi encontrado, também, um livro de anotações, aparentando ser o registro dos posseiros, para pagamento de advogado e divisão dos lotes da localidade invadida. Dentro do caderno também foi encontrada a quantia de R$ 210,00, assim como diversos comprovantes de pagamento a José Geraldo (conduzido), e um cheque na quantia de R$ 500,00 em nome de Valdemir Sudario.
Facões
Foram encontrados cinco facões e um martelo para efetuarem o desmatamento da área e a montagem do acampamento. A Polícia Militar prendeu três pessoas Edimar R.S., Robson S.L. e Jose G.A., que possuíam indícios diretos do envolvimento no primeiro delito (ameaça e invasão de estabelecimento agrícola). Os tapiris foram derrubados pelos próprios invasores.
Fonte:PM-RO
Mín. 24° Máx. 39°

