Segunda, 20 de Setembro de 2021
26°

Pancada de chuva

Guajará-Mirim - RO

Destaque SOCIAL

CAFÉ DOS EXTRATIVISTAS VOLTA COM SUCESSO TOTAL APÓS MAIS DE 1 ANO PARADO; EVENTO FOI NA RESEX DO RIO OURO PRETO

O tradicional Café dos Extrativistas, antigamente chamado dos seringueiros,

05/09/2021 às 15h32 Atualizada em 05/09/2021 às 16h05
Por: João Teixeira Fonte: Guajará Noticias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O tradicional Café dos Extrativistas, antigamente chamado dos seringueiros, depois de um ano e seis meses sem ser realizado, voltou com o sucesso de sempre neste domingo, 5.

O evento aconteceu no Barracão do Pompeu, na margem direita do Rio Ouro Preto, na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, local distante 45 km da sede do município de Guajará-Mirim, via terrestre.

Os coordenadores do evento, José Maria dos Santos, e o casal José Avillaneda e Angélica Santos, que além de extrativistas  também são radialistas e apresentam o programa Manhã Sertaneja, na Rádio Rondônia FM 89,9 de Guajará-Mirim e é voltado para os povos tradicionais da região, marcaram presença, assim como o Chefe da Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Guajará-Mirim, Albino Batista Gomes, dezenas de moradores da localidade do Pompeu e adjacências, e a Doutoranda em Educação, Eva da Silva Alves, nascida na Reserva do Rio Ouro Preto e hoje é graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Santo André, Polo de Guajará-Mirim, e graduada em Letras e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

No café de hoje, a jovem Eva lançou seu livro "Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto: uma história de resistência", obra que reúne traços do cotidiano daquela gente da floresta. Ela demonstrou gratidão com o seu povo e ressaltou que desde criança tinha o sonho de estudar e divulgar sua terra natal.

                               

                            

O café, primeiro deste ano de 2021, teve uma farta mesa com torta de frango, pão  com manteiga, bolos de vários sabores, café, leite, sucos e refrigerantes.

Para alegrar e descontrair o ambiente, o músico conhecido como Cascatinha, que vive em Guajará-Mirim, compareceu como sempre faz nesse evento, e brindou os presentes com belas músicas por ele interpretadas, pois toca teclado, sanfona e guitarra.

José Maria dos Santos, líder extrativista e um dos coordenadores do evento, voltou a repetir o desejo da família extrativista de lutar para manter viva está tradição que vem sendo executada há 5 anos a partir da criação do Café dos Extrativistas. Zé Maria, como é popularmente conhecido, defende e prega a ideia de lutar pela preservação de nossas florestas e que a luta pela sobrevivência digna e honesta mantenha sempre nossas matas sem agressões e a exploração sempre de forma sustentável, de forma a garantir o futuro das novas gerações.

O radialista João Teixeira, da Rádio Rondônia FM 89,9 de Guajará-Mirim, e Diretor-Proprietário do site Guajará Notícias marcou presença no evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guajará-Mirim - RO Atualizado às 22h48 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 35°

Ter 32°C 22°C
Qua 31°C 22°C
Qui 33°C 23°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio