Terça, 19 de Outubro de 2021
22°

Pancada de chuva

Guajará-Mirim - RO

Destaque DESTAQUE

GENTE DA NOSSA TERRA: JOÃO E CHIQUINHA: CASAL DE EXTRATIVISTA UNIDO HÁ 60 ANOS

A imensidão da Floresta Amazônica guarda segredos e fatos de animais e gente que habitam esta região do Brasil

20/09/2021 às 12h55 Atualizada em 20/09/2021 às 13h09
Por: João Teixeira Fonte: A Pérola do Mamoré
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A imensidão da Floresta Amazônica guarda segredos e fatos de animais e gente que habitam esta região do Brasil que, quando revelados, nos leva a buscar compreender mais e melhor a nossa existência nesses rincões distantes e isolados dos grandes centros.

Do interior do Amazonas saem os dois protagonistas de nossa história de hoje. Trata-se de casal João e Chiquinha, casados há exatos 61 anos e toda a vida vivida nos seringais da Amazônia.

João Lopes, o Joao Dantas como é conhecido, é de Manicoré e nasceu em 11 de dezembro de 1941. Francisca Jacome Lopes, a dona Chiquinha,  é de Humaitá.

Migraram para Guajará-Mirim ainda novos para trabalhar nos antigos seringais da região. Casaram no dia 19 de abril de 1960. Hoje vivem na localidade do Rio Novo, afluente do Pacaás Novos, na Reserva Extrativista Federal Barreiros das Antas, e possuem uma casa no bairro São José, em Guajará-Mirim,  cuja construção está sendo concluída com a ajuda dos filhos e onde fica quando vem para a cidade tratar de assuntos de seus interesses.  Por falar em filhos, seu João Dantas e dona Chiquinha tiveram 12 filhos, sendo 7 mulheres e 5 homens; 31 netos e 38 bisnetos. Seu João Dantas cortou seringa durante 50 anos.

Muito conhecido no movimento extrativista de Guajará-Mirim por sua atuação no setor, o casal João e Chiquinha tem um forte laço de amizade com pessoas da comunidade guajaramirense, dentre elas o radialista João Teixeira, da Rádio Rondônia FM 89,9, e o administrador e jornalista Aluízio da Silva, que aparecem na foto com o casal.

João Dantas e Chiquinha são Gente da Nossa Terra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guajará-Mirim - RO Atualizado às 05h44 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 29°C 21°C
Qui 31°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 33°C 23°C
Dom 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio