A cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia, na fronteira com a Bolívia, que já teve um futebol brilhante e altamente competitivo, recebeu em maio de 1973, a figura carismática daquele que foi um dos maiores ídolos do futebol brasileiro e mundial: Mané Garrincha.
Nascido Manuel Francisco dos Santos, em Pau Grande, no Rio de Janeiro, Mané Garrincha brilhou no time carioca do Botafogo e depois na Seleção Brasileira de 1958, na Suécia, e 1962, no Chile, onde fomos bicampeões mundial de futebol.
Ídolo de uma geração, craque e portador de um estilo único, Garrincha passou por muitos altos e baixos após deixar de jogar profissionalmente. Passou a jogar no Madureira, no Rio, e depois a participar de exibições por diferentes gramados Brasil afora.
E foi assim que em maio de 1973 esteve em Guajará-Mirim onde participou de uma partida de futebol no Estádio Municipal João Saldanha, na partida entre Pérola e Marechal Rondon, equipe que integravam a Liga de Desportos de Guajará-Mirim (LDGM) e disputavam o campeonato guajaramirense de futebol.
Desportistas e amantes do futebol arte de Garrincha marcaram presença no Estádio onde o grande ídolo foi ovacionado por todos e muito cumprimentado.
Mín. 23° Máx. 41°