A Diretoria da Associação dos Moradores, Agricultores e Pescadores do Núcleo do Iata (AMPADI) realizou, neste sábado, 25 de maio, uma singela homenagem em comemoração ao Dia das mães. Segundo o presidente, João Jorge Carneiro da Silva, e membros da diretória, foi uma programação que alcançou todos os objetivos pretendidos. O evento foi realizado alguns dias após a data oficial, para atender as particularidades de todas as famílias residentes no distrito. Claro que o fato de ter acontecido em data diferente do dia 14 de maio não alterou a finalidade das comemorações, mesmo porque o mês de maio é inteiramente dedicado às mães.
A professora Francisca das Chagas Firmino da Silva, conhecida por Chaguinha, é uma das pessoas mais antigas do distrito. Ela declarou ao Guajará Notícias que a realização das comemorações também dependia da confirmação de pessoas consideradas como parceiras e amigas do Iata, que sempre participam e contribuem, de modo significativo, para que essa festa aconteça. Assim, é importante que a agenda desses colaboradores seja considerada para a realização dos eventos. Para a professora Chaguinha a comemoração foi realmente um sucesso.
Assim como no ano passado, em 2024, não foi diferente. Houve sorteios de brindes, momentos de muita descontração e uma alimentação preparada com muito carinho e dedicação para elas, as rainhas da Colônia Agrícola do Iata. Isto é uma tradição da AMPADI no distrito, já há vários anos. Esses eventos são vistos pela comunidade como uma forma de registrar a integração entre a população rural do município e as pessoas que vivem no setor urbano. E vale lembrar que o distrito do Iata já foi um dos principais polos da produção agrícola de Rondônia. O local é histórico, e isto é um bom motivo para reconhecer as pessoas que habitam a importante localidade.
Na oportunidade, o presidente João Jorge Carneiro da Silva, junto com os organizadores e membros da diretória, aproveitaram para agradecer a todos de Guajará-Mirim, e do distrito, que contribuíram para que a festa acontecesse e se tornasse um sucesso em homenagem às mães da área rural do município.
Mín. 22° Máx. 30°