No último dia 05, segunda-feira, o Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim recebeu uma ligação telefónica de autoridades bolivianas informando e pedindo apoio para combater um incêndio de grandes proporções em uma das lojas do Mercado Municipal em Guayaramerin, Departamento del Beni, na Bolívia.
O comandante do Subgrupamento, Ten BM Raimundo, imediatamente levou o assunto ao conhecimento do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro Militar de Rondônia, Cel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira para determinar como proceder, visto que o sinistro ocorria em outro país. O Comandante-Geral, diante da situação dramática, autorizou o deslocamento de uma equipe na viatura ABT até o lado boliviano para ajudar as forças bolivianas no combate ao sinistro, dado o perigo que o incêndio ameaçava a estrutura de outras lojas e casas próximas. O deslocamento da viatura e dos combatentes do fogo foi realizado através de uma balsa de transporte pertencente à Força Naval Boliviana.
Órgãos brasileiros como a Alfândega, Polícia Federal, Receita Federal haviam feito todas as tratativas relacionadas à operação e firmadas e liberadas.
En solo boliviano, os bombeiros brasileiros foram conduzidos ao local do incêndio por militares da Polícia Boliviana.
Adotadas as medidas específicas para casos de sinistros graves, bolivianos e brasileiros contra-atacaram o fogo e tudo terminou sem maiores prejuízos aos bolivianos.
Os heróis do fogo do Subgrupamento de Guajará-Mirim que se deslocaram até Guayaramerin para cumprimento do dever em favor do povo boliviano foram Sgt BM J. Valdeci, Sgt BM William César, Sgt BM Diogo, Cb BM Leno, Cb BM Romário, Cb BM Simões e Ten BM Aguinaildo.
Fontos e Vídeos: Rota Guajará
Mín. 22° Máx. 42°