O presidente da Associação Primavera, senhor Ronaldo Ferreira Lins, ao tomar conhecimento da matéria jornalística no site Guajará Notícias, na última quarta-feira, 28, sobre a situação da estiagem no rio Pacaás Novos, entrou em contato com nossa redação e solicitou que o jornal fizesse alguns ajustes na atual situação vivida pelos moradores da região. Ronaldo Lins esclareceu que, pelo fato de vivermos, neste momento, o período de verão, o nível das águas realmente está muito baixo. Entretanto, segundo o presidente, não há nenhum caso de isolamento, quanto à navegabilidade do rio.
Como é de conhecimento de todas as pessoas que circulam na região, existem alguns trechos em que a quantidade de água é reduzida, motivo pelo qual exige cautela redobrada e a devida atenção, para evitar imprevistos. Algumas imagens dessa quinta-feira, 29, mostram os barcos navegando com tranquilidade e sem ocorrências relacionadas com a seca. Assim, na avaliação do presidente Ronaldo Lins, não há motivo para tanta preocupação, até porque todos os moradores de Guajará-Mirim e região conhecem a realidade nesta fase do ano e sabem que, nos últimos anos, o período da estiagem tem sido mais intenso.
Ronaldo Lins está interinamente no cargo de presidente até a próxima eleição da entidade. Ele acrescentou que tanto os membros da associação, como a comunidade ribeirinha estão monitorando o rio e informando as autoridades competentes sobre a situação diária, para que ninguém venha a ser pego de surpresa, caso o nível das águas chegue a um patamar que crie maiores obstáculos para as pessoas que utilizam com maior frequência o trecho do rio.
Mín. 22° Máx. 42°