O trágico naufrágio no Rio Mamoré ocorreu no sábado, 21 de setembro, por volta das 17h00, próximo ao Distrito do Iata. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 19h30, e rapidamente se dirigiram ao local. De acordo com Jhon Hemerson Ribeiro da Costa Maia, uma das testemunhas, um grupo de cinco pescadores do estado do Acre estavam em duas embarcações do tipo voadeira. Em determinado momento, uma das embarcações com dois pescadores tombou ao bater em uma pedra Ednei Gadelha da Silva, um dos ocupantes, conseguiu se agarrar ao casco da voadeira e foi resgatado por um ribeirinho, mas o outro pescador, Altemir Lima de Paula, foi tragado pelas águas e permanece desaparecido.
Após o naufrágio no Rio Mamoré, uma equipe do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram até uma residência onde resgataram Ednei Gadelha da Silva, uma das vítimas, em estado de choque. No local, também estavam as testemunhas Milton Alan Valverde Miranda e Vitor Diego Rodrigues Penha, que fizeram parte do grupo de pesca e estavam na outra embarcação.
Em conversa com Milton e Vitor, eles explicaram que estavam navegando um pouco à frente da embarcação que naufragou. Em determinado momento, perceberam que a outra voadeira estava demorando para se juntar a eles. Então resolveram voltar para procurar, mas não encontraram a embarcação. Ao retornarem ao Distrito do Iata para pedir ajuda, descobrimos que o outro barco havia naufragado e que Ednei Gadelha da Silva tinha sido resgatado, mas o outro ocupante, Altemir Lima de Paula, não tinha sido localizado.
De acordo com o comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, as buscas pelo pescador desaparecido, Altemir Lima de Paula, reiniciou às 6h da manhã deste domingo, 22 de setembro. Uma equipe de mergulhadores foi enviada ao local, mas não foi possível as buscas subaquáticas realizadas, pois as vítimas não conseguiram informar o ponto exato onde a embarcação havia naufragado. Além disso, a grande extensão do Rio Mamoré complicou para que os trabalhos fossem iniciados com a presença dos mergulhadores.
Diante disso, as buscas foram realizadas via fluvial ao longo do domingo, sendo interrompidas ao cair da noite. As equipes de resgate planejam retomar as operações nas primeiras horas de segunda-feira, 23, em busca da localização do pescador desaparecido.
Mín. 23° Máx. 41°