Nilton Dorado Pereira, natural de Costa Marques, nascido em 19 de maio de 1971, é um exemplo de superação e persistência. Filho de um pai paraense e uma mãe boliviana, cresceu em uma família humilde e sempre sonhou em ser advogado. Durante sua infância, vendia salgados e picolés de porta em porta para ajudar no sustento da família. Estudou na Escola Simón Bolívar até o oitavo ano, quando precisou interromper os estudos para integração no Exército Brasileiro, no 6º Batalhão Especial de Fronteira, atual 6º BIS – Batalhão de Infantaria de Selva, em fevereiro de 1990. Ali, autuou como corneteiro e, em 1999, fez curso para cabo e em 2001 foi promovido a patente de cabo.
No entanto, em 2008, Nilton foi desligado do Exército, o que o fez sentir-se sem perspectiva. Mudou-se para Porto Velho com sua esposa e três filhos, buscando uma nova oportunidade. Conseguiu emprego em uma construtora e, em 2010, deu o primeiro passo para realizar seu antigo sonho: ingressou no curso de Direito no extinto Instituto João Neórico, antiga FARO, onde concluiu a graduação em 2015, o acadêmico concluiu o curso de Direito tão almejado, porém, ainda restava o desafio da Prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao retornar para Guajará-Mirim em 2016, já formado, mas sem a aprovação no exame da Ordem, Nilton passou a trabalhar como garçom na lanchonete "Torres Lanches", de propriedade de Luciano Torres, um empresário bastante conhecido na Pérola do Mamoré. Mesmo diante das dificuldades, ele nunca desistiu, continuando a se preparar e sucessivos esforços para conquistar a tão sonhada aprovação no exame da OAB.
Em 2017, foi contratado pela Prefeitura de Guajará-Mirim, onde atuou na Procuradoria Geral do Município e, posteriormente, assumiu a Diretoria do Setor de Registro de Preços da Chefia de Gabinete. Em 2018, após uma separação conjugal, Nilton decidiu recomeçar. Mudou-se para Fortaleza, Ceará, onde conheceu sua atual esposa, a enfermeira Maria Alves de Moura, que lhe deu apoio incondicional para continuar sua conquista e realizar seu sonho.
Finalmente, no dia do seu aniversário, 19 de maio de 2024, Nilton foi aprovado no 40º Exame da OAB. Após anos de estudo, trabalho duro e dedicação, o sonho de se tornar advogado foi realizado. No dia 9 de setembro de 2024, ele recebeu sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, entregue pelas mãos da vice-presidente da OAB-CE, Dra. Christiane do Vale Leitão.
O site Guajará Notícias, representado por seu proprietário e diretor, João Teixeira, expressa imensa alegria e parabeniza Nilton Dorado Pereira, agora Dr. Nilton Dorado, pela conquista extraordinária. De Guajará-Mirim, a Pérola do Mamoré, para novos horizontes, Nilton é um exemplo de persistência e superação. Parabéns, Dr. Nilton Dorado, pela vitória merecida!
Mín. 23° Máx. 41°