No dia 28/09/2024, sábado, às 19h00min, aconteceu, no Laje Eventos, um grandioso SARAU com exposição de artes plásticas e obras literárias do escritor Dúlcio da Silva Mendes, membro fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).
O evento foi organizado pela AGL, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Literatura, Língua(gens) e Memórias das/nas Fronteiras Amazônicas (GEPELLIM/UNIR), pela Associação Cultural Waraji e pelo Laje Eventos, com objetivo de promover a Arte, a Cultura e a Literatura guajaramirense.
A mesa de abertura contou com a presença do ilustre homenageado, o escritor, o poeta, o artista plástico e membro fundador da AGL, Dúlcio da Silva Mendes, o presidente da AGL, Fábio Robson Casara Cavalcante, o escritor, o empresário e acadêmico fundador e primeiro Presidente da AGL, Paulo Cordeiro Saldanha, e a Líder do Grupo de Pesquisa GEPELLIM e acadêmica da AGL, Auxiliadora dos Santos Pinto.
No local estavam presentes a Vice-Presidente da AGL, Eva da Silva Alves, o Diretor do Campus da UNIR Jorge Vassilakis, em Guajará-Mirim, Gabriel Cestari Vilardi, além de autoridades eclesiásticas, maçônicas, representantes de órgãos de ensino e de pesquisa, empresários, representantes da sociedade civil organizada, amigos e familiares.
A mestre de cerimônia foi a escritora e profa. Me. Melissa Velanga Moreira, acadêmica da AGL. A linda ornamentação do espaço físico ficou por conta de Esther Maria Lopes Mendes, esposa do homenageado e uma das idealizadoras e organizadoras do evento. Além da exposição das artes plásticas e de livros, os participantes do evento também puderam prestigiar apresentações musicais, apresentações culturais, declamação de poemas e leituras de contos cantados.
No piano, destacaram-se Lúcia Mendes, tocando Uma Pequena Serenata à Noite, de Mozart; Mel Barbosa, tocando Noturno, de Chopin e Lenice Bennesby, tocando Czardas, de Vittorio Monti. O músico Prof. Me. Paulo Santos, presidente da Associação Waraji, também abrilhantou o evento com suas lindas canções autorais.
O momento literário foi conduzido pelos integrantes do GEPELLIM, com base nas obras do escritor Dúlcio da Silva Mendes. O acadêmico José de Ribamar Muniz Ribeiro Neto realizou a leitura do resumo da obra: O filho do padre (1984/2023); a acadêmica Janete Alvas Flores realizou a leitura do resumo da obra: Folhas secas (2011); as acadêmicas Letícia de Lima Siqueira e Luana Paola Alves Sosa realizaram a leitura do resumo da obra: Contos cantados (2020); o pesquisador Jhony Davi Cayami Reina realizou a leitura do resumo da obra: Nós fizemos a 2ª Guerra Mundial (2020); a acadêmica Daniela Soares Ferreira realizou a leitura do resumo da obra: Confissões de um morto (2020) e a acadêmica Nicole Nogueira Pires realizou a leitura do resumo da obra: Os sobreviventes (2020).
Em seguida, Thaíz Lucksis, José Neto, Emílio Sarde e Celielson Aguiar, fizeram belíssimas leituras de poemas de autoria do escritor Dúlcio da Silva Mendes. As apresentações culturais foram encerradas com a apresentação de uma roda de capoeira, com a participação de integrantes do Centro Cultural Vida e Capoeira.
No local do evento foram expostos as obras de artes do homenageado, que juntamente com os livros, estavam disponíveis à venda aos interessados.
Este Sarau Literário e Artístico Cultural reveste-se de extrema importância para todos os escritores do município de Guajará-Mirim/RO, para os acadêmicos do Curso de Letras, do Campus de Guajará-Mirim e para a comunidade guajaramirense e região. Por isso, neste momento, queremos agradecer ao Dr. Leonardo Lopes Mendes pela cedência do espaço Laje Eventos, e a todos que contribuíram para que este Sarau Literário e Artístico Cultural se concretizasse.
O evento foi encerrado com um momento de autógrafos e com o desejo, expresso nos olhares e sorrisos das pessoas, de que esses momentos aconteçam com mais frequência em nossa cidade!
ESTHER MARIA LOPES MENDES
Laje Eventos
FÁBIO ROBSON CASARA CAVALCANTE
Presidente da Academia Guajaramirense de Letras - AGL
AUXILIADORA DOS SANTOS PINTO
Líder do Grupo de Pesquisa GEPELLIM/UNIR e Acadêmica da AGL
PAULO SANTOS Associação Cultural Waraji
Mín. 23° Máx. 41°