Nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, marcou presença na terceira edição do Festival Gastronômico do Tucunaré. O evento, que desde dia 11, iniciou na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto, no município de Guajará-Mirim, foi organizado pelas Associações dos Seringueiros e Agroextrativistas do Baixo Rio Ouro Preto (ASAEX) e da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto (ASROP).
O festival, está sendo realizado no Barracão do Pompeu, tem como objetivo promover o turismo sustentável na Resex, além de fortalecer o desenvolvimento econômico da comunidade local. O IFRO está participando com a atividade “Passeio Guiado: Bioma Amazônico – pelas águas e margens do Rio Ouro Preto”, parte do Projeto Pesca e Sustentabilidade, que busca integrar educação ambiental e conservação do bioma amazônico com prática no turismo e as práticas extrativistas tradicionais, gerando um impacto positivo na economia da comunidade.
Durante o festival, os visitantes estão tendo oportunidade de desfrutar de uma rica programação cultural, gastronômica e ambiental. O ponto alto será o Concurso Gastronômico, que escolherá o melhor prato à base de tucunaré, e as barracas de comidas típicas e artesanato local, além de passeios guiados por professores e extrativistas, que proporcionaram uma experiência imersiva na biodiversidade.
O presidente da ASROP, Paulo da Silva Costa, destacou a importância do festival para a economia sustentável da região, prevendo a presença de 300 pessoas por dia no evento. Edvaldo Sousa da Costa, presidente da ASAEX, reforçou o impacto positivo que o festival terá para a valorização das práticas extrativistas e o fortalecimento da economia local, com esse trabalho brilhante, será possível expandir esse conhecimento e potencializar essa riqueza para o mundo”.
Com o apoio do ICMBio, Emater e UNIR, programação que encerra neste domingo, com ações educativas e culturais, reforçando a importância da conservação ambiental e da integração entre instituições.
O Guajará-Notícias parabeniza os idealizadores do evento, destacando a beleza singular da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, onde a natureza se revela de forma especial.
Imagens: Cleilson Sales
Mín. 19° Máx. 34°