O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou, no dia 11 de outubro de 2024, uma suspensão temporária do processo licitatório para a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Mamoré. A obra, que conectaria as cidades de Guajará-Mirim (RO), no Brasil, e Guayaramerin, na Bolívia, é aguardada há anos e tem sido vista como uma chave essencial para dinamizar a relação entre os dois países, promovendo o desenvolvimento econômico, o intercâmbio comercial e a aproximação cultural. Espera-se que, uma vez concluída, ela facilite o trânsito de bens e pessoas, criando novas oportunidades para os setores produtivos e fortalecendo os laços diplomáticos. Além disso, a infraestrutura prometida poderá contribuir para a geração de empregos, o crescimento sustentável das regiões fronteiriças e uma maior integração regional, fatores há muito esperados pelas comunidades locais.
O processo de licitação, iniciado com a publicação do edital em 16 de novembro de 2023, visava contratar empresas especializadas para desenvolver os projetos básicos e executivos da ponte, além de executar a construção. A obra inclui a ponte adequadamente dita e seus acessos rodoviários, além de um complexo de fronteira integrado à BR-425, que facilitaria a entrada e saída de mercadorias e pessoas.
A decisão de suspender o processo foi oficializada por Nathália Prado Radel, presidente da Comissão de Licitação, conforme publicado no Diário Oficial da União. No entanto, o DNIT ainda não esclareceu as razões exatas para a interrupção, deixando em aberta a possibilidade de retomada futura. A ausência de informações fornecidas gera incertezas entre autoridades locais e empresários que dependem do projeto para transferência.
Com o projeto da ponte internacional, as expectativas eram de que uma ligação rodoviária mais eficiente entre Guajará-Mirim e Guayaramerin fomentasse o comércio bilateral e a integração regional. A estrutura, do lado brasileiro, contaria com um acesso de 3,7 quilômetros pela BR-425, rodovia Engenheiro Isaac Bennesby, enquanto o lado boliviano teria uma conexão de aproximadamente 6 quilômetros.
Além do impacto econômico esperado, a obra também é vista como estratégica para a segurança e a gestão de fronteiras. No entanto, a suspensão do processo levanta preocupações sobre possíveis atrasos na implementação do projeto e sobre os motivos que levaram à sua interrupção.
Moradores de Guajará-Mirim, representantes comerciais e autoridades aguardam com expectativa novas informações por parte do DNIT e esperam que a licitação seja retomada em breve, visto que a ponte é considerada crucial para o desenvolvimento econômico e social da região de fronteira.
O site Guajará Notícias compromete-se em seguir de perto todos os desdobramentos relacionados à dívida histórica do Brasil com a Bolívia, um tema que tem gerado grande expectativa e mobilização entre os habitantes de Guajará-Mirim e Guayaramerin-Bolívia. Este acompanhamento inclui não apenas as nuances do processo burocrático, mas também as implicações sociais e econômicas que essa questão representa para a comunidade local.
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