Durante o Festival Folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim (RO), a escritora guajaramirense Eva da Silva Alves apresentou sua mais nova obra: “A Estrela Down do Duelo na Fronteira”. O livro, lançado no dia 17 de novembro, na terceira noite do evento, traz uma história que combina cultura, família e inclusão.
A narrativa acompanha Maria Helena, uma menina com Síndrome de Down, que enfrenta o dilema de escolher entre os bois Malhadinho e Flor do Campo para dançar no festival. Além disso, a jovem sonha em ser cunhã-poranga, mas teme não ser aceita pelas agremiações. A obra prende a atenção do leitor ao manter o suspense sobre qual será a escolha da protagonista e como ela será recebida pelos bois.
O livro foi publicado pela Temática Editora e Cursos, conta com ilustrações de Chryselen Lucino, foi traduzido para o espanhol por Laurent Lopez e para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por Nathali Machado. A obra também inclui fragmentos de duas toadas: uma escrita por Tanous Melhem e outra assinada por Luciano Soares, Neief Queiroz e Jhonatan Marques.
Eva da Silva Alves é membra da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), da Academia Guajaramirense de Letras (AGL) e da Academia de Letras, Ciências e Artes da Amazônia Brasileira (ALCAAB). Com mais de dez obras publicadas, a autora se destaca por sua literatura infantojuvenil que valoriza os aspectos culturais e identitários da Amazônia.
O lançamento de “A Estrela Down do Duelo na Fronteira” reforça o compromisso da autora com temas que promovem inclusão e celebram a diversidade cultural da região amazônica.
Contatos com autora: @escritosdeeva.ro (instagram) e (69) 98408-9410 (whatsapp)
Mín. 23° Máx. 35°