Como já havia sido antecipado pelo site Guajará Notícias, a empresa contratada pelo Governo do Estado de Rondônia para realizar a retirada do Barco Hospital Valter Bartolo já está em atividade no município. A embarcação está encalhada há mais de 45 dias nas pedras do Rio Mamoré, nas proximidades do mirante, causando preocupação à população e interrompendo os atendimentos fluviais de saúde às comunidades ribeirinhas.
Na tarde desta terça-feira, 17 de junho de 2025, foi possível observar uma movimentação intensa na área. Um rebocador de alta potência, acompanhado por operários especializados, esteve no local realizando análises técnicas e estudos logísticos para definir a melhor forma de realizar o içamento do barco. A operação, considerada delicada, deve ocorrer nos próximos dias, dependendo das condições do tempo e do nível do rio.
De acordo com informações apuradas, o plano prevê que o Barco Hospital seja rebocado até um porto improvisado no bairro Cristo Rei. Nesse local, será realizado o destombamento da estrutura e o posterior içamento para terra firme. Somente após essa etapa será possível iniciar os serviços de recuperação da embarcação, que ficará sob responsabilidade do Governo do Estado.
A expectativa da população é que, com a retomada das condições operacionais do Barco Hospital Valter Bartolo, os atendimentos médicos nas comunidades isoladas voltem a acontecer com regularidade, suprindo uma demanda reprimida por serviços básicos de saúde.
O site Guajará Notícias segue acompanhando de perto o desenrolar dessa operação e trará atualizações ao longo dos próximos dias.
Mín. 18° Máx. 35°