
A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), realizou na noite de sexta-feira (07), mais uma ação dentro da Operação “O Guardião da Fronteira”, que resultou na prisão de um jovem de 19 anos de idade, flagrado transportando substância entorpecente tipo maconha no município de Guajará-Mirim (RO).
De acordo com informações do Núcleo de Inteligência (N.I.) do 6º BPM, a equipe realizava patrulhamento preventivo nas imediações de um porto clandestino localizado às margens do rio Mamoré, na Avenida Dr. Lewerger, bairro Triângulo área já conhecida pelas forças de segurança como ponto de embarque e desembarque irregular de produtos ilícitos.
Durante o policiamento, os militares observaram um indivíduo saindo de dentro do local carregando uma caixa de papelão em atitude suspeita. Diante do comportamento e do histórico criminal da área, foi realizada a abordagem policial. Ao ser questionado, o suspeito confessou estar transportando droga do tipo maconha, mas alegou desconhecer a quantidade exata, afirmando que o volume havia sido entregue já lacrado.
Diante da situação, o Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) foi acionado para prestar apoio à ocorrência. Na vistoria do material, os policiais encontraram nove (09) tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 9,5 quilos da substância. O entorpecente foi imediatamente apreendido.
O suspeito, identificado pelas iniciais J. C. N. P., de 19 anos, foi detido em flagrante no porto conhecido como “Pérola Negra”, local que já é alvo de frequentes operações das forças de segurança por ser utilizado para o tráfico de drogas entre as cidades fronteiriças de Guajará-Mirim e Guayaramerín (Bolívia).
Além da droga, os policiais apreenderam R$ 30,00 (trinta reais) em espécie e um aparelho celular de cor rosa-claro. Todo o material, juntamente com o detido, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guajará-Mirim para os procedimentos de praxe.
Durante o interrogatório, o suspeito relatou que teria sido coagido por integrantes de uma organização criminosa a realizar o transporte da droga e afirmou ter recebido ameaças de morte caso se recusasse. Segundo o depoimento, ele receberia R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) pelo serviço de transporte do entorpecente de Guayaramerín (Bolívia) até Guajará-Mirim, e posteriormente seguiria viagem até Porto Velho em um ônibus de linha interestadual.
A Polícia Militar informou ainda que o conduzido possui antecedentes criminais e já havia sido preso anteriormente pelo crime de tráfico de drogas, em ocorrência registrada no dia 11 de fevereiro de 2025.
A ocorrência foi formalizada e os entorpecentes permanecem à disposição da Justiça Federal para os devidos trâmites legais.
Mín. 22° Máx. 36°

