
No dia 07/03/2026 (sábado), das 14h às 18h, na Associação de Imigrantes Bolivianos residentes em Guajará-Mirim/RO, foi realizada a aula inaugural do Curso de Extensão “Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros, atividade vinculada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem(DACL), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR),Campus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim/RO e ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Literaturas, Língua(gens) e Memórias das/nas Fronteiras Amazônicas (GEPELLIM) ”. A aula inaugural, com o tema: “A Língua Portuguesa e o diálogo entre culturas”, foi ministrada pela Profa. Dra. Maria Cristina Victorino de França e contou com a presença de cerca de 60 cursistas.
Trata-se da 5ª etapa/oferta do curso, cujo objetivo é promover a inclusão de imigrantes, a partir da aprendizagem da Língua Portuguesa em um contexto de acolhimento, bem como favorecer a aproximação da Universidade Federal de Rondônia com imigrantes, residentes na fronteira Brasil/Bolívia, cuja contribuição proporciona, também, desenvolvimento para nosso município.
O curso é Coordenado pela Profa. Dra. Auxiliadora Pinto, Profa. Dra. Maria Cristina Victorino de França e Prof. Me. Celielson de Aguiar Brito e conta, ainda, com a participação dos seguintes integrantes da Equipe Executora: Profa. Me. Eunaia dos Santos Mercado; Profa. Janete Alvas Flores; Prof. Me. Jhony Davi Cayami Reina Profa. Saraiê Chavez Tamo;
Profa. Teresa Tamo Mamani; Profa. Jane Maria Cassimiro Gonçalves e dos acadêmicos David Salas Azulay; Nora Rodriguez Duran; Ildilene Correa dos Santos.













Mín. 19° Máx. 35°

