
O deputado Dr. Neidson (PTdo B), presidente da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, apresentou requerimento durante a reunião das comissões para que a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia apresente um quadro completo do tratamento de Hemodiálise praticado à população.
No requerimento, o deputado cita sua preocupação com os pacientes renais crônicos que tem que se submeterem-se à hemodiálise três vezes por semana em condições desumanas, pois na maioria das vezes, não existem aparelhos de hemodiálise nos municípios onde moram, tendo que se deslocar em grandes distâncias.
Dr. Neidson citou como exemplo a cidade de Guajará-Mirim, sua base eleitoral, que não possui um centro de hemodiálise e os pacientes tem que se deslocarem até Porto Velho, passarem de três a quatro horas ligados a máquina e depois voltarem para o município.
O deputado disse querer um detalhamento de quantos pacientes tem no Estado e quais os municípios oferecem o serviço de hemodiálise. A partir daí serão feitos os projetos para que o Governo do Estado possa modificar esta situação.
Fonte: Assessoria
Mín. 20° Máx. 34°

