A obra de restauração da BR-425, no trecho compreendido entre os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, financiada com recursos do Ministério dos Transportes e executada através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está orçada em R$ 75.428.287,44 (setenta e cinco milhões, quatrocentos e vinte e oito mil, duzentos e oitenta e sete reais e quarenta e quatro centavos).
Não se discute a importância da obra para os dois municípios, mas a sua qualidade técnica. A começar por uma das suas rotatórias, que fica localizada na BR-425 com a Avenida Bolívia, no bairro do Planalto. Estreita, não atende à demanda do tráfego de veículos, sobretudo dos veículos pesados.
Outro problema diz respeito a qualidade do material empregado. Parece ser de péssima qualidade, pois vários pontos dos canteiros já foram deteriorados.
Como os pontos de retorno são por demais extensos, chegando até cerca de 300 metros de distância um do outro, a própria população começou a efetuar passagens por sobre os canteiros, o que já acabou com boa parte da grama ali plantada. Nesse diapasão, o retorno aberto em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros, por exemplo, se tornou um local causador de acidentes causados por choques entre veículos.
A própria população começou a efetuar passagens por sobre os canteiros.
Retorno aberto em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros.
Fica claramente exposto que o projeto técnico original não obedeceu as normas técnicas ou foi mal elaborado, tendo em vista os problemas atuais apresentados na sua execução.
Ao fim e ao todo sofre a população de Guajará-Mirim com tais problemas, ainda que a importância da obra seja de extrema importância para o futuro do município.
Fonte: Guajará Notícias
Mín. 20° Máx. 34°

