
Em Requerimento apresentado e aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, o vereador Jorge Câmara solicitou o encaminhamento de um expediente ao prefeito Dúlcio da Silva Mendes (PT) com cópia ao Secretário Municipal de Administração Interino, Carlos Alberto Lopes Queiróz da Silva, o Sarará, para que eles encaminhem à Câmara cópias de Suprimento de Fundos e de Diárias utilizadas pelo professor Francisco Sanchez de Mendonça durante o período em que ocupou o cargo de Secretário de Administração.
Na justificativa de sua proposição, o vereador Jorge Câmara destaca o fato de que “é função do vereador fiscalizar os atos de ocupantes de cargos comissionados no Poder Executivo Municipal, mesmo aqueles que já não integram esses quadros, pois é preciso prevenir eventuais danos futuros à municipalidade”.
O pedido do vereador partiu depois de tomar conhecimento de uma série de eventuais despesas suspeitas praticadas pelo então Secretário de Administração do Município através de recursos financeiros oriundos de diárias e de suprimento de fundos, dois instrumentos financeiros legais a que o servidor tem direito para cobrir despesas com viagens (diárias) e pequenas e urgentes despesas no exercício do cargo (suprimento de fundos).
“Não podemos deixar de requisitar essas informações para que possamos resguardar os direitos constitucionais da municipalidade, bem como salvaguardar nossa condição de representante legítimo do povo eleito pelo voto popular e, como tal, fiscalizador dos atos e ações de agentes públicos que têm por obrigação agir dentro da ética e daquilo que é legal. Daí nosso pedido de cópias desses documentos para análise série e apurada dessas despesas efetuadas”, disse o vereador.
Fonte: Guajará Notícias
Mín. 20° Máx. 34°

