Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do ProJovem Trabalhador. Nesta etapa final do programa no Município de Guajará-Mirim, o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego do Estado realizou, na tarde de quinta-feira (25), palestra com alunos do programa com o objetivo de apresentar as atividades atribuídas ao Ministério junto ao mercado de trabalho e tirando dúvidas.
A ação foi ministrada pelo Superintendente do MTE de Rondônia, Rodrigo Melo, Técnica de Políticas Públicas MTE, Tereza Janete, Adm. e Coord. das Políticas Públicas MTE, Pedro Sá, Chefe da Agência Regional do MTE, José Francisco, Representante da Empresa Mult Task, João Alfredo e a Coordenadora do Projovem em Guajará-Mirim, Rubiafran Santos.
De acordo com a Coordenadora Rubiafran, aproximadamente 30% (arcos de administração e Beleza e Estética) dos jovens, antes mesmo do encerramento do Programa, já estão atuantes no mercado de trabalho e, outros, já estão aptos ao mercado de trabalho.
O Superintendente do MTE, Rodrigo Melo, relatou que a definição dos arcos ocupacionais foram definidas após estudo e análise das potencialidades econômicas de cada município e homologadas pelas Comissões Municipais de Emprego, conforme as necessidades do mercado de trabalho local e integradas ao projeto de desenvolvimento dos municípios contemplados.
O Projovem Trabalhador é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que tem como objetivos incentivar a elevação da escolaridade e promover a formação profissional dos jovens na faixa etária de 18 a 29 anos.
O programa é desenvolvido em parceria com os estados, sociedade civil e iniciativa privada e visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Mín. 18° Máx. 35°