Segunda, 29 de Novembro de 2021
22°

Pancada de chuva

Guajará-Mirim - RO

Educação EDUCAÇÃO

GUAJARÁ-MIRIM: A HISTÓRIA, A CIÊNCIA E O FUTURO DAS GERAÇÕES...

A população de Guajará-Mirim certamente conhece a história do Campus Universitário da UNIR

28/08/2021 às 11h53
Por: João Teixeira Fonte: FRANCISCO XAVIER GOMES
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A população de Guajará-Mirim certamente conhece a história do Campus Universitário da UNIR no município e conhece também a história de todos aqueles que se dedicaram para a consolidação da instituição no município. Importante registrar que, quando falo de todas as pessoas que contribuíram para tal fato, estou me referindo à comunidade acadêmica, que uniu estudantes, professores e técnicos para lutar pela instituição. Mas é claro que também me refiro à sociedade civil, porque todos os setores da sociedade Guajará-mirense abraçaram a causa, principalmente empresários e políticos que sabiam da necessidade de criar e manter no município uma oportunidade para defender o ensino público e gratuito para a comunidade da região. Atualmente, existem centenas de profissionais, em Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto – Velho, bem como em todos os lugares do Brasil e do mundo que são frutos desta luta vitoriosa. Isto nos coloca diante da nossa realidade e nos estimula a seguir defendendo a ideia de manter e ampliar as ações da UNIR na “Pérola do Mamoré”...

No início da próxima semana, em 30 de agosto, mais uma vez, a comunidade acadêmica e a sociedade civil de Guajará-Mirim estarão diante do desafio de criar novos caminhos para que esta luta em defesa da ciência tenha continuidade. O desafio ao qual me refiro é a eleição para a Direção do Campus da Unir. Obviamente que o processo eleitoral é um exercício da democracia e, por esta razão, a possibilidade de haver pessoas com posições contrárias às minhas é perfeitamente cabível e necessária, visto que das divergências podem surgir conquistas sociais muito sólidas, como a própria existência do Campus de Guajará – Mirim. A diversidade de pensamentos foi o que nos possibilitou crescer e lutar juntos pela UNIR/GUAJARÁ, e quero fazer isto em todas as ocasiões em que eu puder. Assim, este texto tem a exclusiva finalidade de manifestar meu total apoio à candidatura do Dr. Fábio Casara ao cargo de Diretor do Campus, respeitando as divergências e externando as razões pelas quais defendo seu nome neste processo eleitoral.

Como sou fruto da UNIR/GUAJARÁ, tenho o dever de acompanhar as ações, os debates e projetos relacionados com a instituição. Sendo assim, estou sempre em permanente contato com professores, acadêmicos e técnicos do Campus para saber como andam as coisas na “Pérola do Mamoré”. É justamente por isso que declaro apoio ao Dr. Fábio Casara, pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos em favor da UNIR, da ciência e do município de Guajará-Mirim. Atuando no  Departamento,  ele soube ser dinâmico, democrático, inteligente e profissional, condutas que resultaram em excelentes resultados para a comunidade. Este trabalho, na minha concepção, é justamente esta a razão pela qual tenho o entendimento de que ele poderá ampliar estes atos, como Diretor do Campus, abrindo novos caminhos, criando novos horizontes e estabelecendo novas parcerias para que a História da UNIR/GUAJARÁ tenha continuidade. A discussão sobre a abertura de novos cursos deve ser uma bandeira da comunidade acadêmica de Guajará-Mirim, o currículo do Dr. Fábio Casara sugere exatamente essa possibilidade e sua eleição para Diretor do Campus certamente pode ser o caminho que buscamos, neste momento em que temos grandes desafios a enfrentar e muitas incertezas científicas impostas pelo sentimento negacionista que tomou conta de muitos brasileiros.

A defesa que faço da candidatura do Dr. Fábio Casara não significa que o considero a pessoa que vai resolver todos os problemas do Campus. Claro que não! Mas acredito na sua capacidade técnica, acredito nos professores e técnicos que, assim como eu, defendem sua candidatura e acredito que a eleição do professor Casara é a melhor possibilidade para agregar forças e defender efetivamente as bandeiras universitárias do município, trabalhando para ampliar o que já existe e trabalhando para abrir novas possibilidades, o que garantirá às futuras gerações as oportunidades que pessoas como eu tiveram para obter uma formação sólida e capaz de ajudar na busca por um município, um estado e um país melhor para toda a sociedade. Pelas razões aqui expostas, e por ter a convicção de que o Dr. Fábio casara é a melhor opção, neste momento, para o Campus da Unir em Guajará-Mirim, registro meu pedido de voto a todas as pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica do campus aludido, para que a vitória seja de Guajará-Mirim. Claro que existem muitas pessoas que, mesmo não fazendo parte da comunidade acadêmica, podem ajudar na campanha do Dr. Fábio Casara, pedindo votos para sua eleição e para que possamos dar à História e à Ciência mais esta boa oportunidade... Tenho dito!!!!

 

 

                                                                 FRANCISCO XAVIER GOMES

                                                        Professor da Rede Estadual e Jornalista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guajará-Mirim - RO Atualizado às 05h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

Ter 30°C 22°C
Qua 31°C 22°C
Qui 32°C 22°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio