O conselho Municipal de Saúde, juntamente com vários sindicatos e associações promoveram hoje, 29/07, uma passeata reivindicando melhorias do setor de saúde em Guajará-Mirim.
Com faixas e cartazes de protestos, os manifestantes se concentraram em frente a Rodão Motos e saíram em passeata pela Avenida 15 de Novembro. Na frente, da passeata, alguns manifestantes conduziram um caixão preto, simbolizando que a saúde morreu.
A passeata seguiu rumo a Promotoria de Justiça, onde os manifestantes pediram que a Justiça seja feita, e que a população não seja mais penalizada com a falta de uma saúde de qualidade.
Em seguida, eles foram para o pátio da prefeitura e o Prefeito Atalíbio Pegorini, recebeu em seu gabinete, uma comissão encabeçada pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Helena Sampaio.
Os vereadores: Célio Targino de Melo, Guerad Castro, Gerônima Melo e Marileth Soares Deniz também participaram do manifesto.
Entre os principais pontos abordados, estão: maternidade pública, onde o município encontra-se na iminência de ficar sem um local adequado para atender as mulheres grávidas. O contrato com o Bom Pastor encerra-se no dia 27 de Agosto e o Bispo Dom Geraldo Verdier, responsável pelo hospital, já manifestou o desejo de não mais renovar o contrato com a prefeitura, alegando a falta de regularidade no pagamento.
O prefeito, juntamente com os vereadores presentes, disse que vai tentar mais uma vez, um acordo com Dom Geraldo para tentar prorrogar o contrato com o Bom Pastor, até que se conclua a construção da maternidade municipal no Hospital Regional. O chefe do executivo municipal disse que a prefeitura já dispõe de recursos para a aquisição de equipamentos para a nova maternidade. O maior entrave no momento é conclusão das obras.
A outra questão abordada foi a falta de medicamentos no Hospital Regional. O prefeito informou aos manifestantes que atendendo a pedido do Ministério Público, a Justiça deferiu liminar, determinando que o município de Guajará-Mirim adquira, no prazo de 10 dias, medicamentos e materiais pensos para o Hospital Regional Perpétuo Socorro, de Guajará-Mirim. O município deve comprar todos os itens constantes em relações encaminhadas ao MP pela direção da unidade de saúde. A medida visa atender às necessidades do hospital pelo período de um mês. Em razão da urgência, os materiais deverão ser adquiridos pelo critério de menor preço, sendo dispensável a licitação.
O prefeito disse que no máximo no início da semana que vem os remédios serão adquiridos.
Amanhã, 30/07, o chefe do executivo municipal deverá anunciar o nome do Secretário Municipal de Saúde, que irá substituir Clezer Lobato, que foi exonerado, com pouco mais de seis meses no cargo.
Atalíbio Pegorini apresentou à comissão de manifestantes o Dr. Marcos Amaral, enviado pelo Governador Ivo Cassol, a pedido do Prefeito, para fazer um levantamento Técnico no setor de saúde em Guajara-Mirim.
Os manifestantes deixaram a reunião otimistas, na esperança de que o prefeito encontre uma saída para os problemas da saúde em Guajará-Mirim.
Guajaraemcimadanoticia - Roberto Nunes
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.