
O senador Ivo Cassol (PP) mostrou que vai manter no Senado o seu estilo de enfrentamento direto das questões.
Na primeira reunião da bancada federal de Rondônia, na manhã desta quarta-feira (16/02), em Brasília, Cassol criticou duramente o Governo Federal, a quem acusou de enrolar Rondônia e os servidores estaduais na transposição. “Criaram uma expectativa muito grande perante os servidores e nada aconteceu”, disse.
Somente o deputado federal Moreira Mendes (PPS) concordou com Cassol que a bancada precisa “engrossar” o discurso junto ao Governo Federal. O senador Acir Gurgacz (PDT), foi o único que não participou do encontro, mas mandou representante.
Outros parlamentares, no entanto, defendem que o discurso da bancada precisa ser mais ameno. Foi o caso, principalmente, dos deputados Mauro Nazif (PSB) e Marinha Raupp (PMDB).
Nazif disse que, apesar do atraso, a questão já avançou bastante, e – citando o processo de aprovação da Emenda Constitucional 60 – ressaltou que há muito a se comemorar. Marinha, por sua vez, afirmou que “é preciso dar continuidade ao trabalho da bancada anterior e ter paciência para não atrapalhar o processo”.
O senador Valdir Raupp (PMDB) participou da abertura dos trabalhos, mas teve que se ausentar. Apesar de sua posição mais moderada, ele também disse que “a paciência está se esgotando”.
Como medida concreta, a bancada decidiu protocolar, ainda hoje, um pedido urgente de audiência com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior. Ainda na tarde desta quarta, a bancada de Rondônia irá se reunir com o secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Costa Ferreira.
Cassol declarou que não adiantava mais conversar com os representantes do Ministério do Planejamento, sugerindo que a bancada fosse à Casa Civil, tratar direto com o ministro Antonio Palloci.
O ponto que houve concordância de todos foi de que, isoladamente, o trabalho ficará mais complicado. De modo geral, há um consenso na bancada de que a transposição é a questão mais urgente a ser resolvida.
Com informações das Assessorias de Imprensa dos deputados Padre Ton (PT) e Moreira Mendes (PPS).
Fonte: Da Redação com Assessorias
Mín. 20° Máx. 34°

