Passou a vigorar, a partir desta segunda-feira, (02) de janeiro, em todo o território nacional, as novas diretrizes para transação por meio do Pix, o pagamento Instantâneo brasileiro. Agora o procedimento (não institui um valor que uma pessoa) pode realizar durante a transferência financeira, o que continua valendo são os valores nas transações diárias. Pix Saque e Pix Troco contam agora com valores mais altos sendo estes R$ 3 mil durante o dia e R$ 1 mil a noite.
Segundo o Banco Central, as novas regras deram ao cliente a possibilidade de realizar uma transferência total de todo o limite disponível em conta quantas vezes ele quiser. As regras para personalização do sistema não foram alteradas cabendo a cada cliente à sua maneira de realizá-las. Pessoas jurídicas não entram mais nas determinações que limitavam as transferências por meio do pix.
A instituição financeira ressalta que, as mudanças instituídas trazem segurança e ainda flexibilização durante o procedimento bancário via sistema instantâneo. Em setembro de 2022, uma reunião com integrantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) havia decidido pela mudança. O estudo foi enviado ao Banco Central que acatou.
Na ocasião, o grupo apontou que “os valores mínimos numa transação diária eram demasiados pouco demais”. Ainda de acordo com o BC, os bancos ou instituições financeiras tem de (24 a 48) horas para acatar a ampliação dos limites devendo aceitar na hora os pedidos de redução.
Mín. 23° Máx. 41°