A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) recentemente indicou ao Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) a inclusão do curso de fruticultura na grade dos cursos oferecidos. Essa iniciativa é de extrema importância para o fortalecimento da capacitação profissional no setor agrícola de Rondônia.
O curso de fruticultura desempenha um papel fundamental ao oferecer treinamento especializado em técnicas de cultivo, manejo e comercialização de frutas. Com esse conhecimento, os agricultores estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios específicos da fruticultura moderna. A capacitação permitirá que eles melhorem a qualidade e a produtividade de suas colheitas, reduzam os custos de produção e aumentem sua renda.
Além disso, a diversificação das culturas, promovida pelo curso, ajudará a mitigar os riscos associados à dependência de uma única safra. Desta forma, os agricultores poderão garantir uma maior segurança alimentar e estabilidade econômica para suas famílias e comunidades.
A resposta positiva do Idep à indicação parlamentar confirma que o curso será incluído no planejamento de cursos. É possível já vislumbrar os benefícios que essa capacitação trará para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola em rondônia. A iniciativa não só beneficiará os agricultores individualmente, mas também contribuirá para o crescimento econômico e a geração de renda nas comunidades rurais e no estado como um todo.
Texto: Sharon Amaral I Assessoria parlamentar
Mín. 23° Máx. 41°