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Prefeitura recebe capacitação do Programa Jornal Escolar

19/05/2011 às 11h58
Por: João Teixeira
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Prefeitura recebe capacitação do Programa Jornal Escolar

Viabilizar a publicação de jornais escolares com textos e ilustrações criadas pelos próprios alunos é a proposta da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) para implantação nas escolas rurais e urbanas municipais de Guajará-Mirim. Diante esse propósito, profissionais da educação reuniram-se ontem (17), na Escola Saul Bennesby, para a realização da capacitação sobre a importância do programa, suas ferramentas e objetivos, presidida por Daniel Raviolo – Coordenador do Programa Jornal Escolar que expões aos participantes a didática do programa.

Também esteve presente, Hilter Gomes (vice-prefeito), Aldeniza Sousa (Coordenadora Projeto Ideal), Sandra Morais (Secretária Municipal de Educação), Pedro (Coordenador Centro Despertar), Izabel Hayden (Diretora Escola Saul Bennesby), Roseli Furtado (Diretora da Escola Maria Liberty e Presidente do Conselho Municipal de Educação).

As escolas criarão o seu próprio jornal, que circulará várias vezes ao ano.
O jornal escolar atende a dois propósitos: alfabetizar por meio do uso social da escrita, e a participação cidadã de crianças. A iniciativa enriquece o trabalho do professor em sala de aula, resgatando a função social da escrita e inserindo a escola pública na sociedade da informação. Serve também, como ferramenta para a escola interagir com a comunidade, uma vez que as famílias também lêem os jornais produzidos pelos alunos. 

A escola participante publica seu próprio jornal, escolhendo o nome, a tiragem e a periodicidade. A produção dos textos e a edição do jornal serão feitas em sala de aula, por professores e alunos de todas as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

A Secretaria de educação e oito escolas municipais participarão da implantação do jornal escolar e receberá o apoio do Instituto Camargo Corrêa e do Instituto Alpargatas, farão a avaliação do Programa Primeiras Letras e encaminharão o aprofundamento das atividades e a ampliação para novas escolas, dentro de uma perspectiva de universalização.

A Secretária de Educação destacou o impacto que o jornal terá na atitude das crianças, que passarão a se interessar mais pela aprendizagem (efeito do uso social da escrita), e nas relações das escolas com os pais de alunos. Destacou também que o projeto destacará a contribuição das Seqüências Didáticas propostas aos professores para guiar a produção textual para o jornal, e farão contribuições para aperfeiçoar esse instrumento.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

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