Na noite desta segunda-feira, 9 de junho de 2025, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) esteve presente em uma importante reunião no Palácio Pérola do Mamoré, em Guajará-Mirim, que reuniu autoridades locais e estaduais para definir os últimos detalhes do 23º Festival Folclórico de Guajará-Mirim, conhecido como “Duelo na Fronteira”.
Participaram do encontro o secretário de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), Paulo Higo Ferreira de Almeida; o prefeito do município, Fábio Garcia de Oliveira (Netinho); o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET), Lúcio Jorge; o presidente do Poder Legislativo, Sgt Eliel Silvino; além dos presidentes dos grupos folclóricos bois Flor do Campo e Malhadinho.
A reunião teve como foco alinhar as ações e estratégias para garantir uma edição memorável do festival, cujo a data oficial será divulgada em breve pelo governador do Estado, Cel. Marcos Rocha. Desde o início do mandato, a deputada Taíssa tem apoiado firmemente o evento cultural na Pérola do Mamoré, que é reconhecido como uma das maiores manifestações culturais do município e da região Norte.
A deputada destacou o sucesso da edição de 2024, apoiada pelo governo do estado e pela prefeitura, e reafirmou seu compromisso em manter o alto padrão do festival em 2025. “O ‘Duelo na Fronteira’ representa uma das maiores expressões do folclore local e regional. Contaremos novamente com o apoio do Governo do Estado e da nossa equipe para promover uma festa à altura do nosso povo e de todos os amantes da cultura popular”, afirmou Dra. Taíssa.
A parceria para a organização do evento inclui recursos de suas emendas parlamentares, além do envolvimento das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo do município e do Estado. A ovação do festival como Patrimônio Cultural Imaterial de Rondônia, decretada em 2023 pelo Governo Estadual, reforça a importância de preservar e valorizar essa tradição, que também impulsiona a economia local, movimentando o comércio, o turismo e a cadeia produtiva cultural de Guajará-Mirim.
A expectativa é de que a 23ª edição do “Duelo na Fronteira” reúna grande público, fortalecendo ainda mais a identidade cultural do município e consolidando sua posição como referência no folclore da região Norte. Com a união de esforços das autoridades, das agremiações e do governo, o evento promete manter a tradição viva e atrair visitantes de toda a região.
Mín. 18° Máx. 35°