Teve início na manhã desta sexta-feira, 20 de junho de 2025, a operação de retirada do Barco Hospital Walter Bártolo, que está encalhado há mais de 45 dias nas pedras de uma cachoeira no Rio Mamoré, nas proximidades de um mirante bastante conhecido da região. A embarcação afundou parcialmente.
A operação está sendo executada por uma empresa especializada, contratada pelo Governo do Estado de Rondônia, e conta com uma estrutura robusta. No local, já foi possível observar a atuação de duas balsas e dois motores rebocadores de grande porte, além da movimentação intensa de técnicos e operadores durante todo o dia.
Os trabalhos foram suspensos por volta das 18h desta sexta-feira e devem ser retomados nas primeiras horas da manhã de sábado (21), com expectativa de continuidade até que a embarcação seja totalmente içada e retirada das pedras.
Desde o início da operação, uma ambulância do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, com motorista e servidora da área da saúde, permanece de prontidão no local para prestar suporte aos trabalhadores envolvidos, em caso de emergência. A presença do socorro médico deve ser mantida durante toda a execução da operação.
A reportagem do Guajará Notícias acompanhou os primeiros momentos da ação e conversou com o secretário regional de Governo Flávio Dezerte, que esteve presente acompanhando parte dos trabalhos. Segundo ele, após a retirada da embarcação, será realizada uma inspeção técnica completa para avaliar os danos sofridos. Somente após esse diagnóstico será possível iniciar o processo de restauração do Barco Hospital, seguindo todos os trâmites legais.
O site Guajará Notícias continuará acompanhando o desenrolar desta operação, considerada essencial para restabelecer os atendimentos fluviais de saúde às comunidades ribeirinhas da região.
Mín. 18° Máx. 35°