
A Câmara Municipal de Guajará-Mirim reuniu nesta quinta-feira, 25, em cumprimento aos preceitos constitucionais e o estabelecido em seu Regimento Interno. Foi a 29ª Sessão Ordinária do 2º Período da 12ª Legislatura. Novamente a sessão foi realizada no hall do Palácio Presidente Tancredo Neves por conta do Plenário Clodoaldo Moura Palha continuar cedido à Justiça Eleitoral que realiza o recadastramento biométrico que ocorre no município.
Durante o Pequeno Expediente, usaram da palavra os vereadores Marcelo Vigilante (PRB) e Augustinho Figueiredo (PDT). O primeiro falou da viagem que realizou ao distrito de Supresa em companhia do vereador Paulo Nébio (PMDB) em missão oficial da Casa por determinação do presidente Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho (PDT ). Disse que as principais reivindicações dos moradores do distrito dizem respeito à educação, falta de medicamentos, necessidade de recuperação das estradas vicinais, dentre outras. Prometeu entregar o relatório da viagem à Mesa Diretora da Casa na próxima segunda-feira. 29. Já Augustinho voltou a afirmar da sua preocupação com o município lamentando que todos os dias novos problemas surgem e o prefeito não soluciona absolutamente nada. Disse que esteve na SEMOSP e viu algumas caçambas e máquinas quebradas, mas que, segundo ele, podem ser recuperadas sem que seja necessário gastar muito dinheiro. Contudo, disse o vereador, “o prefeito disse que prefere aguardar máquinas e caçambas novas que lhes foram prometidas’. O vereador disse que respondeu ao prefeito que “prometer todo promete. O difícil é cumprir”. Ele acha que a prefeitura deveria investir na recuperação do maquinário existente que, uma vez recuperado, seria muito útil ao município. Disse saber de uma notícia que ele não gostou e já manifestou contrário à medida: o corte de gratificação de servidores da SEMOSP´.
Fechando o Pequeno Expediente, usou da palavra o vereador Josué Bocão (PT do B), que elogiou o trabalho do secretário municipal de Obras pelo serviço de iluminação pública no trecho da saída da cidade até o Campus da UNIR, na BR-425. Também elogiou a ação de seus vizinhos moradores do bairro Tamandaré pelo serviço de limpeza em frente as suas residências.
Já no Grande Expediente, o primeiro a usar a palavra foi o vereador Irmão Dênis (PTB) que falou sobre o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo e que será apreciado pelos vereadores e que trata sobre isenção de multas e juros a devedores do IPTU. Bateu novamente na tecla de limpeza das praças da cidade e citou o fato da própria Prefeitura não limpar seu próprio pátio, o que acaba sendo um mau exemplo para a população. Disse que é hora do prefeito colocar em ação o lema da sua coligação vitoriosa: “Agora Muda Guajará”. Segundo o vereador, nada mudou nesses quase sete meses de administração”. Também criticou o sucessivo pedido do Executivo para remanejamento de verbas do orçamento.
Paulo Nébio (PMDB) falou da viagem ao distrito de Surpresa em companhia do colega Marcelo Vigilante (PRB). Fez um diagnóstico das necessidades do distrito para quando da realização itinerante da Casa naquela localidade alguma coisa de concreta ser levada à população, segundo ele. Relacionou problemas como a falta de medicamentos básicos para a população, abandono das estradas vicinais, o desgaste do motor de 40hp que é usado em bote que socorre a população em caso de urgência, a falta de merenda escolar nas escolas municipais e o desejo da população em que se faça respeitar o Artigo 135 da Lei Orgânica do Município, que estabelece que o administrador da localidade deve ser eleito pelo voto direto da comunidade.
Augustinho Figueiredo (PDT) reportou-se sobre a falta de maquinário para se efetuar a limpeza e conservação da cidade e da área rural. Disse que um produtor do Iata teve que tirar 3.000 melancias do seu terreno transportando-as em uma carrocinha puxada por moto porque na estrada falta uma ponte para que o tráfego possa ser feito para escoar a produção. Chegou a ficar deveras irritado e bateu forte com a mão na parte de madeira da tribuna, onde fica instalado o microfone que capta a voz dos vereadores e joga para as caixas de som.Revoltou-se quando soube que a Comissão de Licitação da Prefeitura errou grosseiramente na elaboração de um Edital para a aquisição de duas caçambas que deveria ser de 14m cada uma e no Edital constava 12m. Segundo ele, erro grave que leva a anulação do documento.
Roberto Oro Win (PSB) abordou problemas na saúde com foco no Hospital Regional. De acordo com ele, recentemente dirigiu-se ao HR levando uma sobrinha criança que havia engolido uma moeda. Disse que não tinha pilha para colocar na lanterna que deveria focar no interior da garganta da criança. Citou que colocaram muita dificuldade para levar a criança até a Capital para receber atendimento. Cobrou do pessoal do HR mais respeito com a população, sobretudo com a população indígena. Segundo ele, os direitos do seu povo não estão sendo respeitados e, se providências não forem tomadas, seu povo deve mobilizar-se para realizar uma manifestação contra o atendimento da saúde no município.
Sérgio Bouez (PSB) falou sobre a realização de exames laboratoriais pelo SUS. Disse que conversou com o servidor da saúde encarregado do setor que garantiu que diariamente são distribuídas 20 fichas/dia e mais 20 para idosos, crianças e outros e o horário de distribuição é das 07 às 09 da manhã, não havendo, portanto, necessidade da população chegar durante a madrugada no local da distribuição para receber sua ficha. Falou também sobre a Ponte do Salomão, afirmando que o problema continua e os usuários da Estrada do Palheta tem que fazer um longo desvio porque a ponte está em péssimas condições de não oferece segurança, principalmente para veículos mais pesados. Disse que se não forem construir uma nova, então deve recuperar a velha.
À sessão faltaram os vereadores Jorge Câmara (PV) e Arão (PTB). Coube ao vereador Sérgio Bouez (PSB) solicitar ao presidente da Casa a colocação em deliberação pelo plenário da justificativa de ambas as ausências. Segundo ele, o vereador do PV estava em Porto Velho a serviço do município e o vereador Arão fora da cidade resolvendo problemas estudantis dele mesmo.
Autor: Aluizio da Silva
Fonte: Guajará Notícias.
Mín. 20° Máx. 34°

