A Casa do Ancião São Vicente de Paula, localizada na Av. Campos Sales, no bairro do Tamandaré, é uma entidade social sem fins lucrativos, de cunho beneficente, criada pela Igreja Católica e que sempre na figura do hoje Bispo Emérito Dom Geraldo Verdier um grande incentivador.
Hoje a Casa do Ancião é presidida pelo trabalho voluntário do comerciante Pedro Rocha Tavares, um guajaramirense dedicado às causas sociais da cidade. Ele assumiu a direção da Casa em 2006 e acentua que desde sua presença o número de óbitos caiu consideravelmente. A Casa do Ancião abriga hoje 24 velhinhos e aguarda a chegada de mais 5 oriundos do município de Nova Mamoré, o que elevará para 29 o total de internos.
Para manter as atividades, o presidente disse que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). São vinte servidores cedidos pela Prefeitura de Guajará-Mirim, assim distribuídos: 05 técnicos em enfermagem: 03 vigilantes: 03 lavadeiras: 02 cozinheiras e 07 auxiliares de limpeza.
A Casa conta com diversos alojamentos para acomoda os velhinhos, refeitório, sala de enfermagem, lavanderia e uma capela onde, segundo Pedro Rocha Tavares, dom Geraldo costuma celebrar missas.
Não ter familiares que possam acolhê-los é o critério principal para que o idoso possa ganhar um lugar na casa, segundo Pedro, por imposição da lei. Ele acentua que, do seu ponto de vista, a solidão é o maior inimigo dos internos, que adoram receber visitas e conversar com pessoas. A propósito, o presidente da Casa disse que as visitas podem ser feitas todos os dias no horário das 15h às 17h.
- As dificuldades são muitas, mas o apoio da secretária Esther Maria Martins Lopes, da Semtas, é de extrema importância para o êxito da administração da Casa. Estamos aberto à doação de pessoas e órgão e entidades para que possamos sempre dispensar um tratamento humanizado a essas pessoas que foram abandonadas à própria sorte pelo destino que, muitas vezes, é ingrato para com o ser humano, finalizou o presidente da Casa do Ancião São Vicente de Paulo que presta um inestimável serviço na área social do município de Guajará-Mirim.
Mín. 22° Máx. 39°

