
O município de Nova Mamoré, as margens da rodovia BR-425, distante 44 km da cidade de Guajará-Mirim, seu município mãe, completa nesta segunda-feira, 21, 26 anos de fundação.
Antes de ser elevado à categoria de município, a localidade de Vila Nova do Mamoré era apenas mais um distrito de Guajará-Mirim. De solo rico e oportunidades imensas à época, atraiu um grande número de migrantes vindos especialmente do sul, do leste e do centro-oeste brasileiro que buscaram na localidade novas oportunidades de progresso.
O hoje município de Nova Mamoré foi criado pela Lei nº 202, de 15 de junho de 1988, com o nome de Vila Nova do Mamoré, que foi revogada pela Lei nº 207, de 06 de julho do mesmo ano. A instalação oficial deu-se em 21 de julho de 1988, daí a comemoração de aniversário ser nesta data. A Lei que criou o município foi assinada pelo então governador do Estado de Rondônia, Jerônimo Garcia de Santana, o Homem da Bengala, político vigoroso e combativo nas décadas de 70 e 80.
O autor do Projeto de Lei criando o município foi de autoria do então Deputado Estadual RIGOMERO da Costa AGRA, um paraibano de Campina Grande que migrou para Guajará-Mirim e aqui foi Prefeito Municipal nomeado. Posteriormente foi Diretor-Geral do DER-RO. Engenheiro Civil, Rigomero foi Deputado Estadual de 1987 a 1990. Faleceu recentemente em João Pessoa, Capital do seu estado natal.
O primeiro prefeito do município foi o senhor Francisco Pinto, o Chico Pinto, em ato nomeado pelo governador Jerônimo Santana, de quem Chico Pinto era defensor e cabo eleitoral. Após a implantação do voto direto para escolha de prefeito no município, o primeiro eleito foi José Brasileira Uchôa, o Zé Brasileiro, um cearense arrojado, trabalhador e que até hoje vive no município onde é muito querido pela população.
Posteriormente, e através de lei específica de inciativa da Câmara Municipal, o município mudou o nome de Vila Nova do Mamoré para Nova Mamoré, retirando o Vila, que dava uma impressão de que a localidade continuava sendo uma vila e não um município.
Nos dias atuais, Nova Mamoré vive uma fase de progresso e desenvolvimento, inclusive ultrapassando o município mãe – Guajará-Mirim – em diversos setores de atividades como na política e na economia. Com uma economia sólida baseada na agricultura e na pecuária, possui enormes recursos naturais como madeira, pescado e outros. Possui um dos maiores rebanhos bovinos do Estado e uma das mais importantes bacias leiteiras de Rondônia.
O município atualmente é comandado pelo prefeito Laerte Silva de Queiróz, um homem de visão e grande empresário do ramo madeireiro e agropecuário. Constantemente surgem novas lideranças políticas e a economia local cada vez se consolida com novos investimentos no município e o apoio dos governos federal e estadual.
Nova Mamoré tem hoje, segundo dados do IBGE, uma população de 22.546 habitantes. Sua área física é de 10.071,02m². Tem 15.078 eleitores, sendo 7.992 do sexo masculino e 7.586 do sexo feminino, de acordo com dados do Cartório Eleitoral da 1ª Zona, que fica em Guajará-Mirim e tem jurisdição sobre Noa Mamoré.
Acossado, como Guajará-Mirim, pelas enchentes que castigaram a região, o município, contudo, não estagnou passado o período crítico das enchentes. O governo municipal buscou alternativas e apoio das esferas governamentais superiores e superou os obstáculos que pareciam impossíveis de serem superados.
O site Guajará Notícias parabeniza o povo de Nova Mamoré, nosso município irmão, pela passagem dos 26 anos de emancipação político-administrativa. Deseja sucesso e espera que seu povo seja feliz com as bênçãos de Deus Pai Todo Poderoso.
Texto: Aluizio da Silva
Fonte: Guajará Notícias
Mín. 24° Máx. 40°

